Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

gastos públicos

MPF e AGU querem motivar população no combate à corrupção

Foto: Julia Munhoz/OD

Chefe da CGU - Arnaldo Flores

Chefe da CGU - Arnaldo Flores

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se trabalhar no combate à corrupção, o Ministério Público Federal (MPF), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), começa a desenvolver, a partir do próximo dia 30, discussões cujo foco é a formação do cidadão comum como fiscalizador social dos gastos públicos.


O assunto será inserido nos debates acadêmicos e escolas. O ciclo de discussões será encerrado em 7 de dezembro, quando cada um dos órgãos envolvidos no projeto fará uma explanação sobre os trabalhos de combate à corrupção que foram desenvolvidos durante todo este ano.

“Através destes eventos vamos conscientizar o cidadão de que ele é participante ativo no processo e pode fazer o controle social dos gastos”, explicou o chefe da CGU, em Mato Grosso, Arnaldo Gomes Flores.

Para Arnaldo, pouco tempo depois do movimento dos ‘caras pintadas’ o brasileiro entrou em um estágio de acomodação e recentemente tem retornado à ativa quando o assunto é controle dos gastos públicos. “Todos queremos o retorno dos impostos que contribuímos, com saúde e educação de qualidade”.

Integram os trabalhos o MPF, AGU, Tribunal de Contas da União, Advocacia Geral da União, Auditoria Geral do Estado, Receita Federal, Polícia Federal, Caixa Econômica Federal, Casa Civil e Conselho Regional de Arquitetura. Além de representantes da sociedade civil organizada e instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso, que participarão dos debates a serem realizados.

Dia Internacional contra a Corrupção

No dia 9 de dezembro é comemorado o Dia Internacional contra a Corrupção, que é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, por 110 países, que ocorreu na cidade mexicana de Mérida, em 9 de dezembro de 2003.

No Brasil, O Congresso Nacional aprovou o texto em maio de 2005 e no dia 31 de janeiro de 2006 a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no país com força de lei.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet