Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Prepare o relógio

MT pode ter menor gasto de energia em 10 anos com horário de verão

O horário de verão começa neste final de semana e a Rede Cemat espera que neste ano (2011/2012), os 33 dias sejam os mais econômicos dos últimos 10 anos. Apesar de Mato Grosso estar incluído na lista de estados que aderem ao horário, 32 cidades do Araguaia – que já seguem o horário de Brasília – não mudarão o relógio. “É como se eles já estivessem no horário de verão”, diz Teomar Magri, gerente de operação de sistemas da Cemat.


De acordo com Magri, com a energia economizada nesses 33 dias seria possível, por exemplo, abastecer o município de Chapada dos Guimarães por 13 meses. A maior economia acontece no final do dia, quando as pessoas começam a voltar para casa.

“As pessoas não precisam chegar em casa e já ir acender a luz, porque ainda está claro”, diz. A otimização e a redução do consumo no período se deve muito ao aproveitamento da luz natural.

Como o período ocorre no final do ano, momento em que geralmente as pessoas escolhem para fazer uma reflexão sobre seus atos, Magri apela para que o horário de verão também sirva para as pessoas reverem seus hábitos e onde podem economizar mais energia. “Uma vez me perguntaram por que a Cemat faz campanha diminuir o desperdício se ela tem o interesse em vender energia. A resposta é que somos uma empresa concessionária de um serviço público e temos responsabilidade”, completou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet