Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política MT

no meio

Decisão anula sessão que cassou Murilo, mas o mantém fora do cargo

A sessão que cassou o mandato definitivo do prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), foi cancelada por uma decisão do juiz da 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública do município, Onivaldo Budny. Mas, apesar dessa decisão, o republicano continua fora do cargo.


O presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Gonçalves Pedroso Maninho de Barros, explicou ao Olhar Direto, por telefone, que a decisão do juiz foi baseada no fato de que os parlamentares não deram o prazo necessário para a defesa de Murilo se manifestar.

Diante disso, os vereadores devem juntar agora todos os documentos envolvendo o processo de cassação e encaminhá-los para Murilo, de modo que ele possa apresentar sua defesa.

O prefeito republicano teve o mandato cassado em definitivo pela Câmara em outubro deste ano. A extinção do mandato dele foi decidida após os parlamentares receberem denúncia feita pelo ex-procurador do município, Antônio Carlos Kersting Roque, baseada numa ação movida pela editora do site VG Notícias, Edina Araújo.

Apesar desta decisão juidicial ser considerada positiva para Murilo, ele continua afastado do cargo até que seja julgado o mérito dessa ação de improbidade administrativa, uma das vária que o republicano responde.

A briga judicial envolvendo o comando da Prefeitura de Várzea Grande começou em março deste ano, quando os parlamentares pediram o afastamento de Murilo e do vice Tião da Zaeli (PSD) devido às irregularidades apontadas pelo relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Na época, o vereador João Madureira presidia a Câmara e assumiu o cargo, fazendo várias denúncias, dentre elas, a de funcionários fantasmas, realizando demissão em massa, e ainda acusou o prefeito de pagar R$ 9 mil à faxineira. Na sequência, Zaeli conseguiu o cargo na justiça, mas não durou nem 24 horas e Murilo conseguiu retornar.

Só que não durou muito também e acabou sendo afastado em uma ação de improbidade administrativa e acabou cassado pelos parlamentares. Mesmo tendo uma bancada forte do PR na Câmara, Murilo, que é presidente do diretório municipal, não conseguiu convencer seus colegas e enfrenta forte desgaste político.

Após muitas idas e vindas, Murilo foi definitivamente cassado do cargo e agora recorre à Justiça para tentar reavê-lo. Dentre os problemas, o prefeito também teve as contas reprovadas pelo TCE, o que complica ainda mais a situação do chefe do Executivo.

Mesmo que a Câmara acabe acatando a defesa de Murilo, é pouco provável que ele retorne, já que também responde a outras ações de improbidades, algumas ainda relacionadas ao primeiro mandato e outras no âmbito da Justiça Eleitoral.

Atualizada às 12h05
/ Segunda atualização às 12h58

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet