Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Governo articula ações para receber ministra em Cuiabá

O Governo de Mato Grosso, por meio das secretarias de Estado, realiza uma força tarefa para receber a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que estará em Cuiabá no próximo dia 16, no Cenário Rural, quando serão debatidas ações que fazem parte dos Planos Brasil Sem Miséria e Mato Grosso Sem Miséria, nas áreas de regularização fundiária e ambiental, qualificação profissional, transferência de renda, entre outras.


Com o objetivo de mobilizar a sociedade civil organizada, a população, entidades de classe para participar da solenidade, uma reunião foi realizada na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) com representantes do Governo, na manhã desta terça-feira (03.04).

O secretário-adjunto de Agricultura Familiar, Clóvis Cardoso, destacou a importância de desenvolver ações em conjunto com outras secretarias e instituições que possam contribuir para a erradicação da miséria no Estado. “É impossível fazer políticas pública de forma independente, é preciso ouvir a população que enfrenta dificuldades como a falta d´agua, falta de alimentos, entre outras particularidades para elaboração de políticas públicas e ações efetivas para erradicar o problema”, reforçou Cardoso.

Durante a reunião foi apresentada a atual situação de Mato Grosso que conta com 174 mil mato-grossenses que vivem em extrema pobreza. A meta do Plano Mato Grosso Sem Miséria é ampliar a renda e melhorar a qualidade de vida da população mato-grossense. As famílias com renda mensal até R$ 70,00 per capita que ainda não são atendidas serão identificadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as necessidades, serão cadastradas junto aos governos Federal, Estadual e Municipal, nos objetivos definidos no Plano Brasil Sem Miséria.

O secretário-adjunto de Trabalho e Assistência Social (Setas), José Rodrigues, destacou que a intenção é promover e articular ações que ajudem a erradicar a miséria. Jilson Francisco da Silva, secretário-adjunto de Acompanhamento das Políticas e Programas de Desenvolvimento da Casa Civil compartilha a mesma ideia e reforça que no final do ano passado, o Governador Silval Barbosa, através da lei complementar 460 criou o Fundo de Combate a Pobreza que deve arrecadar neste ano cerca de R$ 80 a 100 mil reais que serão usados para criar alternativas produtivas nas regiões mais carentes. “O Estado tem condições plenas de erradicar a miséria nestes 5,6% da população que vive em extrema pobreza”, destacou Jilson.

Participaram da reunião secretário-adjunto de Desenvolvimento Regional – MT Regional, Renaldo Loffi; secretário-adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Carlos Alécio; assessor especial da Casa Civil, Ilson Sanches; presidente da Empaer, Enock Alves e gestores das cadeias produtivas do Programa MT Regional, da Sedraf.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet