Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Operacionalização do Pronatec para trabalhadores é debatida nesta terça-feira

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) assinou nesta quinta-feira (03.04) o termo de protocolo de intenções com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Pelo documento, serão disponibilizadas 24 mil vagas de cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade trabalhador, cujos beneficiários são os requerentes do seguro-desemprego


O Pronatec obriga requerentes do seguro-desemprego a participarem de cursos qualificação profissional

O evento foi organizado também para debater sobre a operacionalização do programa no Estado. A intenção é que até o próximo dia 09 todo trabalhador que requerer o seguro-desemprego seja, obrigatoriamente, encaminhado a um dos cursos de qualificação do Pronatec. A qualificação terá duração mínima de 160 horas/aula e dará melhores condições de reinserção ao mundo do trabalho para os participantes.

Os cursos terão por objetivo o desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional. As aulas serão disponibilizadas em horário diurno, porém o trabalhador poderá escolher qual curso deseja participar. São capacitações em diversas áreas, como automação, gestão, tecnologia da informação, construção civil, construção pesada, meio ambiente, metal mecânica, entre outras opções disponibilizadas pelo catálogo do Ministério da Educação.

Para o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Jean Estevan, o Pronatec representa uma grande conquista para o trabalhador. “Sem dúvida alguma o Pronatec é um programa diferenciado, já que contempla diversos segmentos da sociedade. Acreditamos que a implementação do projeto no Estado dará ainda mais opções de qualificação e melhoria de vida para os trabalhadores de Mato Grosso”, destacou o secretário.

O superintendente Regional de Trabalho e Emprego de Mato Grosso, Valdiney Arruda, ressaltou a importância da parceria para operacionalização do Pronatec. “Em termos de qualificação, Mato Grosso tem se destacado pelo seu pioneirismo. Para a Copa de 2014, por exemplo, o estado saiu na frente quando o assunto foi a oferta de cursos de capacitação e agora virá o Pronatec, um programa que depende da engajamento de todos os parceiros e da comprometimento da sociedade em geral”, afirmou o superintendente.

Já o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, salientou a grandiosidade do programa. “Nunca houve a junção de tantas políticas públicas em um só projeto. Por isso, vejo no Pronatec uma grande oportunidade de qualificação, de desenvolvimento e de fortalecimento do crescimento industrial de Mato Grosso”, salientou Figueiredo.

O QUE É O PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 pela presidenta Dilma Roussef. A ação visa expandir, interiorizar e democratizar o oferta de cursos de educação profissional de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

São beneficiários do Pronatec os estudantes de nível médio, os trabalhadores e os participantes dos programas de transferência de renda do Governo Federal. Em Mato Grosso, os cursos da categoria Bolsa Formação Trabalhador serão ofertadas em sua grande maioria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Mas, haverá também a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet