Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MP e Judiciário saem a campo para conhecer rede de atendimento a usuários de drogas

Dando continuidade ao projeto 'Mão Amiga', em Várzea Grande, representantes do Ministério Público e Judiciário se reuniram nesta terça-feira (03.04) com o secretário de Saúde do município, Marcos José da Silva, para discutir a rede de atendimento aos usuários de drogas no município. A discussão contou com a participação do promotor de Justiça Antônio Alexandre da Silva e dos juízes Nelson Dorigatti e Amini Hadad. Após a reunião foram realizadas visitas aos Centros de Assistência Psicossocial (CAPs), almoxarifado e ao centro de atendimento que está sendo construído no município.


Além de obter informações sobre a estrutura dos Centros de Assistência Psicossocial (CAPs), Ministério Público, Judiciário e Secretaria de Saúde estabeleceram um canal de aproximação. “Esse contato mais próximo entre Juizado e a equipe da Secretaria facilita a solução dos problemas, sem a necessidade de questões burocráticas”, destacou o promotor de Justiça.

O juiz Nelson Dorigatti destacou que, atualmente, não existe nenhum tipo de monitoramento das pessoas que são encaminhadas pelo Judiciário para tratamento nos CAPs. O magistrado solicitou um relatório da Secretaria de Saúde sobre os atendimentos realizados por determinação judicial e as providências adotadas. “Precisamos trabalhar em conjunto para acompanharmos de perto esta questão”, afirmou.

Segundo o subsecretário de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde, Odenir de Arruda Barbosa, o município de Várzea Grande conta com três CAPs, sendo um destinado ao tratamento de dependentes de álcool e drogas (CAPS AD), o outro para transtorno mental (CAPS II) e o último voltado ao público infantil. “Os CAPs funcionam nas mediações da Prefeitura, próximo ao terminal. O horário de atendimento é das 8h às 17h”, informou.

Os CAPS de Várzea Grande disponibilizam atendimento médico psiquiátrico, clínico, psicologia e terapia educacional e em grupo. O secretário de Saúde, Marcos José da Silva, adiantou que existe um projeto para implantação do terceiro turno nos centros de assistência psicossocial que funcionará até as 22h.

Durante a reunião, a juíza Amini Haddad Campos falou sobre a importância do desenvolvimento de políticas públicas de caráter preventivo. A magistrada disse que está buscando a apoio das secretarias para a realização de projetos que buscam não só o tratamento, mas também a prevenção ao uso de drogas e a gravidez na adolescência.

'MÃO AMIGA': O projeto 'Mão Amiga' começou a ser desenvolvido em Várzea Grande no mês passado, e pretende assegurar o encaminhamento de moradores de rua, que são dependentes químicos, para desintoxicação e tratamento. A iniciativa conta a participação da Secretaria de Segurança Pública, Prefeitura Municipal de Várzea Grande, Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria de Saúde, unidades terapêuticas e organizações não governamentais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet