Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Diretor-presidente da Esmagis-MT destaca importância de Copedem

Começa daqui a pouco, às 19h30, na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), o Encontro do Colégio Permanente dos diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), que pela primeira vez será realizado em Mato Grosso. Magistrados que representam escolas da magistratura de todo o país são esperados para a solenidade de abertura, que será conduzida pelo diretor-presidente da Esmagis-MT, desembargador Rui Ramos Ribeiro. O evento prosseguirá ao longo desta sexta-feira (27/3).


Ao destacar a importância da realização do evento em Mato Grosso, o desembargador ressaltou que, com o advento da Emenda Constitucional 45, as escolas da magistratura passaram a ter administrações e atribuições próprias, deixando de ser entidades informais para desempenhar tarefas de ordem constitucional. Tais instituições possuem competência legal para conduzir os processos relativos à formação permanente dos juízes, entre as quais cursos, encontros e seminários.

“Todas as escolas seguem um padrão estabelecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), quanto aos perfis, objetivos e metas. Porém, nesses encontros também se discutem inovações que podem ser incluídas sempre”, argumentou o desembargador. A meta final das atividades de aperfeiçoamento dos magistrados é a otimização da prestação jurisdicional, que se reflete no desenvolvimento do Poder Judiciário. A cada três meses os diretores de escolas da magistratura se reúnem em encontros por todo o Brasil. Essa será mais uma oportunidade para que se concretize o intercâmbio de informações e experiências focadas nas estratégias de capacitação contínuas dos magistrados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet