Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Nova lei dos Caminhoneiros entrará em vigor amanhã sob protestos

24 Jul 2012 - 15:18

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Olhar Direto/Pauta Pronta

Um movimento nacional de caminhoneiros promete marcar esta quarta-feira, dia 25, quando é celebrado o Dia dos Motoristas. Sindicalistas dizem que o objetivo é parar o máximo dos 600 mil caminhões que circulam pelo país, segundo estimativas do Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC). A greve geral está prevista para iniciar à zero hora deste dia 25.


A categoria reivindicará a revogação da Resolução 3056/09 da Lei 12.619, que regulamenta a profissão de motorista. Segundo o movimento, propiciou a inclusão, no mercado de fretes, de milhares de transportadores, provocando concorrência desleal e ilegal e ocasionando fretes extremamente defasados. Segundo o MUBC, o valor do frete, na maioria dos casos, não cobre nem os custos de manutenção dos veículos.

A greve também quer chamar a atenção para a nova lei que regulamenta a profissão de motorista e para a implantação do chamado ‘cartão frete’, que estabelece o uso de cartão ou depósito em conta bancária para pagamento do frete aos autônomos, impedindo o recebimento através de dinheiro, cheque ou carta-frete. Segundo os sindicalistas, as taxas dos cartões cobradas pelas operadoras de cartões vão onerar ainda mais o frete.

Segundo informações repassadas pelo representante MUBC em Mato Grosso, Walter Joner Pereira Souza, o movimento fará um piquete no Posto Locatelli, em Cuiabá (saída para Rondonópolis), para chamar atenção sobre a resolução da lei.

A divulgação da greve está sendo feita pela internet, panfletos e por meio de sindicatos e associações dos transportadores espalhados por todo o país. Mais informações e acesso aos comunicados podem ser obtidos através do site - www.uniaobrasilcaminhoneiro.org.br .

Em Rondonopolis, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará uma grande operação de orientação aos caminhoneiros em relação à Lei 12.619. A PRF vai realizar um comando específico em Rondonópolis (BR-364), onde há a maior concentração e trânsito de caminhoneiros, conforme determinação do chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização. A operação irá acontecer amanhã (25-07), a partir das 7 horas, em frente ao posto da PRF de Rondonópolis.

A ação terá o apoio do Sindicato de Transportadoras do Estado de Mato Grosso (Sidmat).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet