Olhar Direto

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Juíza realiza campanha contra violência sexual infantil

Durante este mês, a juíza da Comarca de Juína (735 km de Cuiabá), Lidiane de Almeida Anastácio Pampado, colocou em prática a Campanha contra a Violência Sexual Infantil, que incluiu palestras e orientações levadas diretamente a alunos da rede pública. Na única escola estadual do município de Castanheira, jurisdicionado pela comarca, cerca de 500 estudantes acompanharam a palestra proferida pela magistrada, sobre as formas de abuso sexual.


“Foi perfeito, uma experiência muito válida. Por conta da distância, essas crianças se sentem um pouco isoladas. Nosso objetivo foi estimulá-las a denunciar para que a violência cesse”, resumiu a magistrada. E o resultado veio rapidamente. Logo após a palestra, uma criança a procurou para revelar que estava sendo vítima de abuso. O caso foi encaminhado imediatamente para o Conselho Tutelar. O interesse dos alunos pelo tema se confirmou com a abertura para questionamentos à magistrada, que fizeram muitas perguntas.

A programação especial foi desenvolvida por ocasião do Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. As ações conjuntas relativas à infância e juventude são desenvolvidas permanentemente com a participação direta da magistrada, mas foram intensificadas neste mês de maio. Além da apresentação em Castanheira, foram distribuídos panfletos explicativos e ministrada outra palestra com o tema Responsabilidade dos Profissionais de Saúde e Educação nos casos de Violência Sexual contra Criança e Adolescente, em parceria com a secretaria de Assistência Social do município. A explanação reuniu cerca de 140 pessoas no Tribunal do Júri da Comarca de Juína e a juíza Lidiane Pampado foi palestrante ao lado do promotor Marcelo dos Santos.

As ações desenvolvidas dentro e fora do fórum em prol da defesa dos direitos da criança e do adolescente renderam à juíza da Segunda Vara da Comarca de Juína, Lidiane de Almeida Anastácio Pampado, o reconhecimento público por parte da sociedade local. A magistrada recebeu no último dia 18 de maio uma Moção de Aplauso na Câmara Municipal concedida pelos vereadores e estendida também ao promotor de Justiça Marcelo dos Santos Alves Corrêa. A homenagem premiou o esforço da magistrada e da unidade judiciária no que tange aos trabalhos desenvolvidos na área da Infância e Juventude.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet