Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Universo Jurídico

mensalão

Advogado cita Cazuza para atacar Gurgel: 'tua piscina tá cheia de ratos'

Foto: Vinícius Tavares - OD

Julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal Federal

Julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal Federal

O advogado Luiz Maximiliano Leal Telesca Mota, que defende a ex-funcionária do PT Anita Leocádia, foi duro ao atacar o procurador geral da república Roberto Gurgel, autor da Ação Penal 470 que tenta punir 36 dos 38 réus do Mensalão. Ao final de sua sustentação oral, antes de pronunciar o que os jornalistas classificaram de "a pérola do dia", o advogado disse que trechos de canções do compositor Chico Buarque já haviam sido citadas durante o julgamento.


Acompanhe em tempo real a cobertura do Olhar Jurídico direto do STF.

Ele resolveu inovar ao pronunciar trecho da música "O Tempo Não Pára", do falecido compositor Cazuza, para tentar demonstrar que Gurgel pecou ao não apresentar provas concretas contra sua cliente, acusada de lavagem de dinheiro.

"Senhor procurador geral da república, a tua piscina está cheia de ratos. Mas as tuas idéias não correspondem aos fatos. Senhor presidente o tempo não pára", declarou Telesca Mota para surpresa geral dos ocupantes do plenário do Supremo e dos jornalistas que acompanham a sessão em Brasília.

Mensalão não é o mais importante, é o mais emblemático, diz procurador

A primeira menção a algum trecho de canção brasileira para descrever "verdades" do Mensalão foi feita pelo próprio Gurgel, ao ler parte da canção "Vai Passar", de Chico Buarque, durante o segundo dia de julgamento. “Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”, citou o procurador.

A resposta veio em tom desafiador através do advogado Leonardo Yarochewski que citou trecho de "Apesar de Você", também de Chico. "Você que inventou o pecado, esqueceu-se de inventar o perdão", concluiu o defensor da ré Simone Vasconcelos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet