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Domingo, 28 de abril de 2024

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Trecho da MT-040 pode ser inaugurado ainda em 2012

As obras de pavimentação asfáltica de parte da MT-040, chamada de Rodovia Verde, foram retomadas no mês de agosto. A previsão é de que ainda no segundo semestre de 2012 a Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) conclua quase 30 km de pavimentação asfáltica no trecho que liga os distritos Porto de Fora e Mimoso, do município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá), conhecido como “Terra de Rondon”, por causa do militar e sertanista Marechal Rondon, nascido no lugar.


O trecho que foi dividido em três subtrechos é executado pela Dínamo Engenharia e compreende as MTs 040 e 456. No momento, a empreiteira trabalha em duas frentes de trabalho. Na pavimentação do terceiro subtrecho onde a execução da base do pavimento asfáltico está em fase final e no aterro da cabeceira da ponte de concreto sobre o rio Mutum na MT-456. Já o subtrecho de 18,14 km da MT-040, que vai do distrito de Porto de Fora a comunidade de Mimoso, localidades do município de Santo Antônio do Leverger, onde foram investidos mais de R$ 25 milhões do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) foi concluído.

Em primeiro de agosto, a Setpu deu Ordem de Início de Serviço (OIS), para a restauração do subtrecho de 5,58 km também na MT-040 entre a comunidade de Mimoso e o fim da área urbana onde serão investidos quase R$ 400 mil do Fethab e da Cide; OIS para a pavimentação do terceiro subtrecho, esse com 5,63 km na área rural que liga as comunidades de Mimoso, Capoeirinha e São Pedro de Joselândia, a última já no município de Barão de Melgaço mais o encabeçamento da ponte sobre o rio Mutum que é realizado pela Via Áppia. A pavimentação e o encabeçamento totalizam pouco mais de R$ 2,8 milhões que serão investidos pela Setpu através do Fethab e da Cide.

Rodovia Verde - É uma proposta alternativa do Governo do Estado para interligar Cuiabá a Rondonópolis sem trafegar pela BR-364. A distância será a mesma da rodovia federal, 220 km, mas com o tráfego menos intenso do escoamento da produção do agronegócio. A rota alternativa que trará mais segurança aos motoristas, já possui 63% de seu percurso pavimentado e os 77 km de estrada de chão que vão do distrito São Lourenço de Fátima, pertencente a Rondonópolis, ao distrito Mimoso, em Santo Antônio do Leverger, possuem projeto de pavimentação na Setpu.
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