Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Política MT

balanço/entrevista

Falta de verbas e embate com a Câmara marcaram o 1º mês de Mauro Mendes como prefeito

Foto: Olhar Direto

Falta de verbas e embate com a Câmara marcaram o 1º mês de Mauro Mendes como prefeito
É possíel que nenhum prefeito de Cuiabá tenha enfrentado um primeiro mês tão cheio de cobranças, com um oposição tão bem articulada e com tão pouco recurso financeiro como aconteceu com Mauro Mendes (PSB). E, apesar disso, nada menos do que ele ser um dos melhores prefeitos da história será aceitável aos eleitores.


Mendes recebeu a chance de administrar a cidade depois de os eleitores ouvirem, durante três diferentes campanhas eleitorais, o discurso de que o peessebista poderia usar a experiência empresarial – Mauro é dono da Bimetal, de uma forma técnica e com poucos acordos políticos, para fazer de Cuiabá uma cidade melhor.

Por enquanto, foi um mês anunciando dividas deixadas pela gestão passada, demitindo funcionários que nunca apareciam para trabalhar e terminando de montar o primeiro escalão da equipe responsável por auxiliá-lo na administração da cidade.

Janeiro foi um tempo de buscar alianças institucionais. Mauro Mendes garantiu apoio do governador de Mato Grosso, Silva Barbosa (PMDB), rival político durante as eleições, para tocar obras em Cuiabá, inclusive o Novo Pronto Socorro de Cuiabá. Também firmou um acordo com o Tribunal de Contas com objetivo de ganhar tempo para regularizar as contratações da prefeitura, onde existem excessos de contratados e comissionados.

Com a Secopa o prefeito buscou uma maior participação da administração municipal com as obras que visam a Copa do Mundo de 2014. Por enquanto, era somente o Governo do Estado a tocar estes empreendimentos, apesar de grande maioria acontecerem dentro de Cuiabá.

As alianças podem ser importantes pra contrapor os problemas que enfrenta na Câmara dos Vereadores. O PSD conseguiu fazer a maior bancada, elegeu o candidato mais votado que também se tornou presidente. O vereador João Emanuel contou com votos de vereadores do PSB, partido de Mendes, para se tornar presidente e vem desenvolvendo um trabalho de oposição antes mesmo de as sessões começarem no legislativo.

Contudo, nesse período ele também já contradisse algumas promessas de campanha, como a demissão de todos os comissionados após ele ter garantido a permanência deles prefeitura e a construção do Novo Pronto Socorro sem a necessidade do um novo aumento no IPTU

Para explicar um pouco da sensação de estar um mês a frente, Mauro Mendes falou rapidamente com o Olhar Direto, na noite do dia 31 de janeiro, quando fechava o primeiro mês na prefeitura.

Olhar Direto: Em um mês de trabalho a frente da prefeitura, qual a impressão da máquina administrativa que você pegou?.

Mauro Mendes: Extremamente complexa,com muitos problemas, com algumas dificuldades. Um maquina que precisa continuar rapidamente um processo de aceleração e melhoria continua. Encontrei ali servidores valorosos, pessoas que as vezes com poucas condições tem feito muito, mas eu acredito profundamente que podem fazer muitos mais e serão nossos grandes parceiros

Olhar Direto: Quais são os principais desafios que você pode detectar neste primeiro mês de trabalho? 

Mauro Mendes: Administrar uma cidade que tem enormes problemas, muitos desafios, muitas demandas, e tem poucos capacidade de investir, de recursos, para resolver esses problemas.

Olhar Direto: E qual o principal desafio?

Mauro Mendes: Melhorar a saúde pública, resgatar a autoestima do povo cuiabano e criar nessa cidade, uma cidade que ofereça melhores condições de vida em todos os aspectos para sua população.

Olhar Direto: Teve algum surpresa positiva?

Mauro Mendes: Surpresa positiva foi encontrar muitos servidores com muita boa vontade em um novo momento que Cuiabá precisa viver. Sendo melhor valorizados, com melhores condições de trabalho, essas pessoas vão poder fazer muita coisa por Cuiabá.

Olhar Direto: Qual foi o impacto da renuncia o seu vice, João Malheiros (PR), neste primeiro mês?

Mauro Mendes: Eu sempre lamentei a ausência do João Malheiros Tenho por ele uma estima pessoal. Foi um grande companheiro durante a campanha. E lamento não tê-lo aqui. Presença do vice é sempre um conforto para mim e para a população 

Olhar Direto: E a relação com a Câmara de Vereadores? Apesar de as sessões ainda não terem começado, eles já fazem oposição ao seu governo. O que pretende fazer em relação a isso?

Mauro Mendes: A minha intenção é fazer o bem para Cuiabá. Não posso imaginar alguém fazendo oposição a sociedade. É muito cedo para fazer qualquer julgamento. Não vejo problema na minha relação coma Câmara. Eles tem o direito de emitir opiniões divergentes e opiniões divergentes são sinais de democracia.

Olhar Direto: Carlos Brito pode ajudar no relacionamento com a Câmara?

Mauro Mendes: Carlos Brito tem grande experiencia política. Já foi vereador, presidente da Câmara, já foi prefeito por algum tempo, já foi secretário e deputado estadual. Tem muita experiencia, foi da Agecopa. Vai nos ajudar muito. Primeiro a dar uma nova dimensão a secretária de esportes. Nesse momento de aproximação com a Copa, eu espero, nesse período, poder contribuir para uma evolução, para uma mudança de patamar do esporte nessa cidade e tenho certeza de que o Carlos Brito irá ajudar nessa missão.

Olhar Direto: Em poucas palavra, pode fazer um balanço do primeiro mês a frene da Prefeitura de Cuiabá?

Mauro Mendes: Estou muito animado. Tem muito desafio, mas sempre gostei de desafio, Encontrei, como sempre disse, o maior (desafio) da minha vida. Mas com ajuda de Deus, do povo cuiabano e de todos aqueles que querem o melhor para Cuiabá, vamos trabalhar muito e entregar uma cidade melhor nos próximos meses para a população cuiabana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet