Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Economia

EMPREGO E RENDA

Walace propõe rediscussão de vocação econômica de Várzea Grande e de toda a Baixada Cuiabana

Foto: Olhar Direto

Walace propõe rediscussão de vocação econômica de Várzea Grande e de toda a Baixada Cuiabana
O prefeito Doutor Walace Guimarães (PMDB) afirmou, no início da noite desta quarta-feira (08/05), ao abrir os Jogos Estudantis Municipais 2013, na quadra poliesportiva da Escola Estadual Adalgisa de Barros que não vai medir esforços para provocar a rediscussão da vocação econômica de Várzea Grande e, por extensão, da Baixada Cuiabana. A ideia é gerar emprego e renda de qualidade, para longo prazo.


Após corte de verba, Wallace sai em defesa da esposa e afiram que há esforço para humanizar Pronto Socorro de VG

Ele considera imprescindível que, além de Várzea Grande, os municípios do Vale do Cuiabá, a partir de Nobres até Barão de Melgaço, passando por Chapada dos Guimarães e Poconé, tenham um projeto específico de desenvolvimento econômico. Ele já está conversando sobre o tema com o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Alan Zanata, para envolver o governo Silval Barbosa, nas discussões.

“Aqui não dá pra plantar soja nem algodão. Então, devemos consolidar a Grande Cuiabá como um polo industrial e de prestação de serviços”, propõe Walace. “Queremos indústria de base e de transformação”, aponta ele.

Doutor Walace argumenta que Várzea Grande já possui uma infraestrutura em prestação de serviços de ensino superior, mas, sem um planejamento que lhe permita verticalizar essa modalidade de serviço. “Até hoje, as universidades cresceram em Cuiabá e Várzea Grande com pouquíssimo – ou nenhum – apoio do poder público. Ou seja: se houver planejamento estratégico, teremos condições de fixar esse polo universitário aqui”, pondera o prefeito.

Desde quando estava na Assembléia Legislativa, cumprindo mandato de deputado estadual (2006-2012), Walace vem debatendo o assunto e crê ser possível ampliar o debate para maior engajamento dos segmentos organizados da sociedade, como Federação das Indústrias do Estado (Fiemb), instituições de ensino e movimento comunitário, na luta para atrair indústria de base.

Walace cita ter conhecimento de que uma indústria de pequenas aeronaves para pulverização de defensivos agrícolas não se instalou em Várzea Grande, há poucos anos, por falta de incentivos fiscais do município e do Estado e facilidade de financiamento. “Um investimento desse porte jamais pode ser perdido, seja por descuido ou mesmo negligência”, completa Walace.


Jogos Estudantis

O secretário municipal de Esportes, Sidomar Velo Arruda, explica que os Jogos Estudantis de Várzea Grande envolve mais de dois mil alunos, de nove até 16 anos, de 32 escolas municipais. Serão disputadas quatro modalidades de quadra, no masculino e feminino: basquete, handebol, vôlei e futsal.

No atletismo, segundo Velo Arruda, serão seis provas em três faixas etárias, sendo a principal concorrência foca o tradicional 100 metros raros, no masculino e feminino. O secretário de Esportes explica que os campões de cada modalidade vão representar Várzea Grande nos Jogos Estudantis Mato-Grossenses (Jorems), a partir de 1º de julho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet