Olhar Direto

Quarta-feira, 02 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Secretária aposta em gestão para apresentar resultados

“O segundo semestre deste ano será de resultados para a sociedade”. A afirmação é da secretária de Educação do Município, Ana Carla Muniz, na abertura da palestra de Desenvolvimento Organizacional e Gestão, proferida pela consultora e mestre em Administração de Recursos Humanos, Cynthia Fior, da Fior Consultoria, na manhã desta terça-feira (30) no auditório Beija-Flor, na sede da Secretaria. O evento foi o marco da transição entre os semestres identificados pela secretária como o primeiro sendo de conhecimento e o segundo de resultados.


A intenção é trabalhar de forma que a Secretaria apresente metas e posteriormente resultados que sejam refletidos nos indicadores da qualidade de ensino. Para isso, a secretária estará investindo em gestão. Nesta manhã foram apresentados os conceitos de gestão e a estrutura de uma gestão pública. O que Ana Carla quer é que a equipe consiga organizar de forma mais eficaz fluxo de documentos, assim como ações eventos, etc, para que as respostas sejam mais rápidas na ponta, onde o trabalho tem que fluir. “Sabemos que o que toda a pessoa que trabalha com educação quer é a melhoria na qualidade de ensino. E vamos avançar na gestão educacional para que este resultado aconteça na ponta”, explicou.

Segundo a secretária, a equipe da educação está de parabéns porque conseguiu organizar a Secretaria, mas há problemas a serem sanados como o distanciamento entre a Secretaria e as Unidades de Ensino.

Para Cynthia, o primeiro passo para a implantação de um processo de gestão foi dado ainda no início deste ano com a implantação da reunião de lideranças. A iniciativa foi destacada pela consultora que garante que o espaço de troca de conhecimentos é importante para que todos os integrantes da equipe tenham conhecimento do todo organizacional, o que equivale a um comitê estratégico. As próximas etapas serão a organização de um grupo de trabalho que irá agir diretamente com as equipes, ou seja, com os departamentos e escolas.

Cynthia destacou que a gestão é composta de fases, sendo que a primeira é o planejamento, seguido da execução, avaliação e análise para tomada de decisão. A proposta é diagnosticar problemas e atuar com eficácia na resolução desses problemas para verificar a necessidade de mudanças.

Uma das deficiências apontadas pela consultora diante da realidade encontrada foi a falta de sistema de informação. Já a secretária destacou a morosidade no processo administrativo, principalmente no item licitação, em que a Secretaria depende da prefeitura para a compra de equipamentos. “Hoje dependemos da Prefeitura, queremos em breve montar nossa equipe para termos autonomia na gestão”.

Pedagógico

No processo pedagógico, o problema está no desencontro do que é apresentado no Plano Político Pedagógico da escola e o que é desenvolvido na sala de aula. Para a secretária, o plano atual não passa de um documento que muitas vezes prioriza o estrutural ao ensino-aprendizagem. A proposta é que os planos passem a ser desenvolvidos conforme a necessidade de cada escola e passe a ser seguido para que as metas possam ser monitoradas e avaliadas no final do ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet