Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Patriotismo e culturas desfilaram na Avenida Amazonas na comemoração dos 191 anos de Independência

Depois da revista à Tropa do Exército brasileiro, feita pelo Tenente Coronel Halley Faria de Oliveira, comandante do 18º Grupo de Artilharia de Campanha e pelo prefeito Percival Muniz, foi oficialmente aberto o desfile alusivo às comemorações de 7 de Setembro em Rondonópolis.


Ao som da banda do 18º Grupo de Artilharia de Campanha, GAC, o público estimado pela Polícia Militar em cerca de 20 mil pessoas, cantou o Hino Nacional, abrindo solenemente as festividades.

Os componentes do 18º GAC, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Samu, fizeram a apresentação militar, seguida de projetos esportivos e sociais das instituições em parceria com Escolas e com o Município.

As cores, as raças, os credos, a arte, a cultura e o patriotismo. Tudo isso entrou na Avenida Amazonas, no desfile de 7 de Setembro, uma comemoração cívica aos 191 anos de Independência do Brasil.

A infância, a juventude, os adultos e os integrantes da melhor idade não fizeram só o número na Avenida. Mostraram que participam, que divulgam e que se socializam através dos programas disponibilizados no município.

A organização, a cargo da Secretaria Municipal de Cultura contabilizou 4 mil pessoas, representando seus trabalhos e seus projetos em desfile organizado e surpreendente na manhã desse sábado.

Um destaque especial aos nordestinos e sulistas representados por carros alegóricos, pela cultura, pelo folclore e pela dança. Só o Centro Cultural José Sobrinho levou oito projetos que reúnem 450 alunos em aulas de canto coral, violão, violino, dança de rua, ballet clássico, danças gaúcha, pintura e teatro.

Escolas e instituições mostraram a força dos programas que fazem de muitas crianças, de jovens e da melhor idade, cidadãos mais participativos e mais integradas aos programas e projetos que trazem a diferença na qualidade de vida dessas pessoas.

Tudo isso na Avenida Amazonas, num sábado de clima e temperatura amenos, que proporcionou à população assistir as manifestações de civismo, de valorização da arte e da cultura da cidade e do Estado

Autoridades lotaram o Palanque Oficial que reuniu civis e militares, com a participação efetiva do secretariado municipal, além de vereadores e outras autoridades.

O prefeito Percival avaliou o desfile como excelente, mas se comprometeu de fazer mudanças para o próximo aniversário de Independência do Brasil. “Vamos fazer dessa festa cívica uma verdadeira manifestação de patriotismo e de valorização das tradições dos povos que vieram para Mato Grosso, especialmente para Rondonópolis, fazer desse lugar uma mistura de raças e culturas que se integram e trazem para as Ruas essa maravilha que é o Brasil. Temos aqui gente de todos os lugares e isso faz a nossa diferença”, disse Percival Muniz.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet