Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Acredite se quiser

Secretário promete colocar policiais dentro dos ônibus da Grande Cuiabá

Foto: Olhar Direto

Secretário promete colocar policiais dentro dos ônibus da Grande Cuiabá
O índice de assaltos em ônibus que circulam em Cuiabá e Várzea Grande aumentou 20% este ano, e motoristas e cobradores percorreram avenidas hoje pela manhã, até a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para reivindicarem segurança. O secretário Diógenes Curado se reuniu com representantes do Sindicato dos Motoristas, Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres de Cuiabá e Região (STETT/CR), Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado, como funcionários para discutir a questão da falta de segurança.


No entanto, Curado informou que a partir de hoje será deflagrada uma operação policial com o objetivo de proteger e reduzir o número de assaltos. Denominada como “Cosme e Damião”, a operação visa colocar um policial militar em cada ônibus. Porém de imediato, será colocado principalmente nos ônibus que Jardim Vitória, Florianópolis, Novo Paraíso, Avenida dos Trabalhadores e Osmar Cabral. Já em Várzea Grande, o bairro Unipark e Mário Andreazza. Segundo ele, a presença do policial poderá inibir a prática da ação criminosa dos bandidos.

Diante da reclamação sobre segurança pública, o secretário avalia que a problemática também está na falta entendimento entre a categoria e o Governo, no sentido de realizar um trabalho conjunto para garantir a segurança do trabalhador. “No último ano, realizamos diversas reuniões com representantes do setor e constatamos que houve uma redução nos assaltos a ônibus. Mas a partir de janeiro deste ano, a quantidade aumentou e verificamos que há falta de comunicação”, declarou o titular da pasta, durante entrevista à imprensa.

Dessa forma ficou definido que haverá reuniões mensais entre os motoristas, cobradores e representantes da Sejusp, como também das entidades patronal, para que seja feita uma análise a cada 30 dias, sobre o esquema de segurança. 

Eventos

O reforço policial nos eventos na capital, como na 45ª Exposição Internacional Agropecuária, Comercial e Industrial de Cuiabá, que será realizada no período de 02 a 12 de julho, é um fator que gera preocupação para os motoristas e cobradores. O presidente da STETT, Olmir Justino, alega que a criminalidade nos bairros aumenta pela ausência de policiais.

Porém, a situação foi contestada por Curado. O secretário ressaltou ser um evento paralelo, sem a intervenção do policiamento ostensivo em todos os setores da capital. “Haverá um efetivo tanto para a Expoagro como para os bairros”, frisou.

Crimes

Para o diretor da Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado, Ivo Leonio, a incidência de assaltos nos ônibus ocorre entre 20h as 22h, sendo o período mais temido para a classe que percorre bairros considerados pelos motoristas e cobradores mais violentos.

Somente este ano, entre os meses de janeiro a junho, já foram registrados 440 assaltos, e no ultimo mês, foram 75  boletins de ocorrências oriundos do transporte coletivo municipal e intermunicipal. O número já supera as ocorrências registradas no mesmo mês do ultimo ano, que foram de 54.

O último  crime ocorreu na segunda-feira (29), em que o motorista Alexandre Ferreira Farias (28) foi baleado na cabeça, durante um assalto, em Várzea Grande.  Ele está internado no Pronto-Socorro Municipal da cidade em estado grave.

Leia também:

Motoristas e cobradores de Cuiabá e Várzea Grande fazem protesto pedindo mais segurança no trabalho

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet