Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Economia

Bolsas europeias fecham mistas sem referência dos EUA

As Bolsas europeias tiveram um dia fraco nesta sexta-feira, com poucos negócios, já que o feriado prolongado do Dia da Independência nos EUA deixou os investidores sem direção definida a seguir. O feriado é amanhã (4), mas os mercados americanos permaneceram fechados hoje.


A Bolsa de Londres teve ligeira variação positiva de 0,05% no índice FTSE 100, indo para 4.236,28 pontos; a Bolsa de Paris subiu 0,10% no índice CAC 40, para 3.119,51 pontos; a Bolsa de Amsterdã teve alta de 0,40% no índice AEX General, indo para 253,70 pontos; e a Bolsa de Madri subiu 0,71%, ficando com 1.009,61 pontos no índice Madrid General.

A Bolsa de Frankfurt caiu 0,22% no índice DAX, indo para 4.708,21 pontos; e a Bolsa de Zurique fechou em queda de 0,31%, indo para 5.338,51 pontos no índice Swiss Market.

A ausência da referência de Wall Street deixou os investidores europeus ainda olhando para os dados sobre o mercado de trabalho dos EUA em junho, divulgados ontem. No mês passado, os EUA perderam 467 mil postos de trabalho, e a taxa de desemprego chegou a 9,5%, contra 9,4% em maio. O dado superou o referente a maio, que mostrou a eliminação de 322 mil vagas (dado revisado para baixo; a leitura inicial era de perda de 345 mil).

O mercado financeiro vinha em ritmo de alta desde março, com as expectativas dos investidores por uma recuperação da economia, mas em meados de junho voltaram a crescer os temores de que a recuperação demore mais que o esperado.

Os poucos indicadores divulgados hoje na Europa não ajudaram a melhorar o ânimo dos investidores. O governo espanhol informou hoje que a produção industrial do país registrou queda em maio, de 20,5%, em comparação com o mesmo mês de 2008.

Além disso, a Eurostat --a agência europeia de estatísticas-- informou que as vendas varejistas na zona do euro tiveram recuo de 0,4% em maio na comparação com o mês anterior. Em ritmo anual, as vendas em maio caíram 3,3%.

Hoje também foi divulgado o PMI (Índice de Atividade de Gerentes de Compras, na sigla em inglês), pelo instituto Markit, que mostrou que o índice de atividade no setor de serviços da zona do euro ficou em 44,7 pontos, pouco alterado em relação à estimativa original, de 44,5 pontos. Leituras abaixo de 50 pontos indicam que a atividade está em ritmo de contração.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet