Olhar Direto

Sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

Notícias / Turismo

Novo World Trade Center vence disputa e é eleito mais alto da América

O One World Trade Center, em Nova York, foi eleito o arranha-céu mais alto do continente americano com...

EFE

13 Nov 2013 - 02:19

O One World Trade Center, em Nova York, foi eleito o arranha-céu mais alto do continente americano com seus 542 metros, à frente da Willis Tower de Chicago, decidiu nesta terça-feira (12) o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH).

O edifício nova-iorquino, também conhecido como Freedom Tower, ganhou a disputa depois de o Conselho decidir contabilizar o pináculo instalado neste ano, e que o fez passar de 417 para 542 metros, superando os 442 metros de altura do arranha-céu de Chicago.

O CTBUH também declarou que a Freedom Tower é o terceiro edifício mais alto do mundo, só atrás da torre Burj Khalifa (em Dubai), com 828 metros, e as Torres Abraj al Bait de Meca (na Arábia Saudita), com 601 metros.
"Embora o pináculo esteja sem revestimento, ainda pode se ver que é um elemento arquitetônico", disse o diretor-executivo da CTBUH, Anthony Wood, que acrescentou que a agulha da Freedom Tower "não é só um mastro de aço para pendurar antenas parabólicas".

Antenas não, pináculos sim
As normas atuais do CTBUH indicam que as antenas não são levadas em conta para contabilizar a altura total, mas os pináculos sim, por serem considerados elementos arquitetônicos.

A decisão do conselho, no entanto, pondera que o One World Trade Center só poderá assumir definitivamente o título de edifício mais alto da América quando esteja "completamente terminado e ocupado", algo previsto para princípios do próximo ano.
A decisão do CTBUH, uma organização sediada em Chicago, pôs fim a 40 anos de supremacia da Willis Tower no continente.
A torre de Chicago, de 130 andares, tem no último andar um observatório com bar e restaurante muito populares, e era conhecida anteriormente por Sears Tower. Ela chegou a ser o edifício mais alto do mundo, um título que perdeu há tempos para vários edifícios asiáticos.
Nova York manteve durante muito tempo o título da cidade com o maior arranha-céu do mundo graças ao mítico Empire State, mas em 1974 foi inaugurada a Sears para tirar essa honra.
Sitevip Internet