Olhar Direto

Notícias / Turismo

Brasileiro quer viajar para Nordeste e Sul neste semestre, diz pesquisa

G1

08 Jan 2014 - 18:16

Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Ministério do Turismo, os brasileiros que pretendem viajar neste primeiro semestre deste ano querem ir principalmente para as regiões Nordeste e Sul.
De acordo com o estudo -- que foi feito em dezembro em Brasília, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte --, mais de 37% dos entrevistados pretendem viajar nos próximos seis meses pelo Brasil e pelo exterior.
O Nordeste é o líder nos destinos preferência, com 40,1% das citações, seguido pelo Sul, com 23,3%. Foi a primeira vez no ano de 2013 que o Sul ultrapassou o Sudeste no segundo lugar da lista (a pesquisa é realizada mensalmente).
Dos entrevistados, 21,7% disseram que pretendem ir para o Sudeste, 8,3% para o Centro-Oeste e 6,6%, para o Norte.
Destinos nacionais
O percentual de interessados em viajar para destinos nacionais foi recorde em 2013: 76,2%, frente aos 22% que devem ir para outros países.
Outro resultado da pesquisa é que 53,2% dos brasileiros pretendem viajar de avião. Em dezembro de 2012, eram 43,7%. O segundo meio de transporte que deve ser mais utilizado é o automóvel, com 35%, e o terceiro, o ônibus, com 7,8%.
Quase metade (48%) dos entrevistados pretende hospedar-se em hotéis e pousada e 39,8% afirmaram que preferem casa de parentes e amigos.
Sitevip Internet