Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Abertura da Plenária Final no TJMT abordará prevenção a violência

A prevenção social do crime e das violências e a construção da cultura da paz será o eixo que irá direcionar a Plenária Final do Poder Judiciário de Mato Grosso, a ser realizada na próxima sexta-feira (24/7), a partir das 9h, na Escola dos Servidores em Cuiabá. O encontro visa contribuir para a formulação de políticas públicas para a segurança no país, que serão debatidas em nível nacional na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública em agosto. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos, procederá à abertura da Plenária Final, que contará com a participação dos juízes diretores de Foros.


O eixo temático voltado para a discussão acerca das ações preventivas escolhido pela comissão formada pela Presidência do TJMT, dentre os sete eixos sugeridos pelo Ministério da Justiça, já foi amplamente debatido nas etapas municipais com a sociedade e autoridades das comarcas do Estado, durante todo o mês de julho, cujos eventos foram organizados pelos magistrados. Os relatórios com as propostas foram enviados à comissão e serão levados à etapa estadual para novos debates. Os trabalhos da Plenária Final resultarão em um único relatório que representará as propostas do Poder Judiciário de Mato Grosso na 1ª Conseg.

A convite do Judiciário de Mato Grosso, a palestra de abertura será proferida pela representante do Ministério da Justiça, Maria Thereza Teixeira, que apresentará um vídeo e fará a contextualização das informações contidas no texto-base elaborado para a Conseg, com estatísticas e sugestões. A palestrante é a mobilizadora que tem acompanhado os trabalhos em outros Estados e terá o papel de ajudar a direcionar e orientar os trabalhos de compilação de dados. Em seguida, será apresentada a metodologia a ser aplicada nos grupos que serão divididos para debate, sistematização e finalização das propostas. Os trabalhos da Plenária Final do Poder Judiciário deverão prosseguir durante todo o dia, até ser realizada a escolha dos princípios e diretrizes, pelo sistema de votação entre os participantes, que depois validarão as propostas a serem encaminhadas à conferência nacional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet