Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Política MT

RGA

Governo irá acionar a Justiça caso servidores entrem em greve, revela Wilson

19 Mai 2016 - 11:30

Da Redação - Wesley Santiago/Da Reportagem Local - Laíse Lucatelli

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Governo irá acionar a Justiça caso servidores entrem em greve, revela Wilson
Caso os servidores estaduais decidam pela greve na próxima terça-feira (24), o governo deverá entrar na Justiça para tentar barrar a paralisação. A informação foi revelada pelo deputado estadual, Wilson Santos (PSDB), após a reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entre a comissão de parlamentares e os presidentes dos principais sindicatos do Estado sobre o pagamento do RGA (Reajuste Geral Anual).


Leia mais:
Deputados propõem pagamento imediato de 7,5% do RGA e 3,77% em junho

Em entrevista após a reunião, o líder do governo na Casa de Leis, Wilson Santos, garantiu que o Executivo respeita a greve, mas também buscará defender os direitos dos cidadãos: “Entre conceder o RGA e passar a atrasar salários a partir de acordo, optamos por manter o salário rigorosamente em dia. O governo respeita a greve, é um direito legal do servidor. Isso não é novidade em Mato Grosso, todos os governos já passaram por isso. Pedimos que mesmo durante a greve, o Fórum Sindical continue com o diálogo aberto”.
 
“Existem todas as possibilidades. O governo irá recorrer para garantir os serviços ao cidadão. Nosso patrão é o cidadão, temos 3,3 milhões de habitantes no Estado, se eles têm o direito da greve, temos o direito de buscar uma arbitragem, no caso, o poder judiciário. Porém, não encerramos o diálogo”, acrescentou o deputado tucano.
 
Por fim, Wilson lembrou que o governo honrou os pagamentos no ano passado e negou que houve erro de planejamento: “O erro foi a economia que desabou nos últimos meses. O governo demonstra que tem compromisso com o RGA, pois já pagou em 2015. Porém, este ano a crise se agravou. A receita cresceu, mas as despesas e encargos com salários também tiveram acréscimo”.
 
Proposta
 
Pagar 7,5% do RGA (Reajuste Geral Anual) agora e os outros 3,77% em junho com pagamento retroativo a maio. Esta foi a proposta apresentada pelos deputados durante uma reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quinta-feira (19), entre os presidentes dos sindicatos e uma comissão de parlamentares. O deputado Wilson Santos (PSDB), líder do governo na Casa de Leis, havia afirmado na última quarta-feira (18), que o Executivo não tinha condições de conceder o reajuste.
 
O caso
 
O governo de Mato Grosso não vai conceder a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos de Mato Grosso, em maio de 2016, justamente para não atrasar os salários do funcionalismo. O comunicado partiu da equipe econômica do governador José Pedro Taques (PSDB) para o Fórum Sindical, durante reunião no último dia 6, no Salão Garcia Neto do Palácio Paiaguás. Na oportunidade, o governador voltou a solicitar aos servidores que não façam greve em função disso.
 
"Se houver disponibilidade financeira e orçamentária, nós pagaremos o RGA. Neste momento nós não podemos repor o RGA sob pena de atrasar os salários. Vários estados estão atrasando os salários e nós continuamos pagando no último dia útil do mês trabalhado. Alguns estados estão pagando no dia 15 do mês seguinte. A última folha foi fechada com muito esforço", afirmou o secretário de Gestão, Julio Modesto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet