Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

impasse

Servidores da educação decidem hoje se suspendem greve ou se movimento terá continuidade

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Servidores da educação decidem hoje se suspendem greve ou se movimento terá continuidade
Além do pagamento integral da RGA, que é 11,28%, os profissionais ainda reivindicam um calendário para concursos públicos e a suspensão das Parcerias Público Privadas (PPPs) e o cumprimento da ‘Lei de Dobra’ para os profissionais.  Com a greve, as atividades em cerca de 750 escolas estão prejudicadas. No Estado, são mais de 400 mil alunos matriculados na rede pública estadual.

 
Leia Mais:

Taques é cobrado por alunos, afirma que atendeu reivindicações do Sintep e faz apelo a professores

A greve na educação iniciou no dia 31 de maio e, no final do mês de junho, a Justiça, através do desembargador Juvenal Pereira da Silva, considerou o protesto como sendo  legal. O Sintep agrega cerca de 40 mil servidores em todo Estado.
 
Na última semana, o Governo do Estado encaminhou documento ao Sindicato onde se compromete a realização de concurso público para a carreira dos profissionais da educação básica. De acordo com o cronograma, o número de vagas e critérios de seleção serão definidos em 30 dias, o lançamento do edital está previsto para dezembro deste ano e a realização das provas em fevereiro de 2017.
 
A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) também fará publicação de decisão administrativa de modelagem no projeto das Parcerias Público-Privadas (PPPs) com adequações no escopo e nos serviços relativos ao projeto.
 
Sobre a política de ‘Dobra do Poder de Compra’ dos profissionais da Educação, a Seduc informa no ofício que reconhece a importância dos professores e demais profissionais da educação para a sociedade e o caráter prioritário da Educação no Planejamento Estratégico do Estado.
 
Ao Olhar Direto, o governador Pedro Taques (PSDB), informou que os principais motivos da greve já estão resolvidos e que os professores devem voltar ao trabalho. “Fizemos um cronograma de concurso, explicamos a questão das PPPs [Parcerias Públicos Privados]. E o Reajuste Geral Anual [RGA] nós aprovamos na Assembleia Legislativa e já foi sancionado”.

Com Ronaldo Pacheco 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet