Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Educação

USP é universidade de maior prestígio da América Latina, diz THE

A Universidade de São Paulo (USP) aparece em primeiro lugar no ranking das universidades de maior prestígio na América Latina, de acordo com levantamento do Times Higher Education (THE) publicado nesta quinta-feira (26).Além da USP em primeiro lugar. A Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Federal de Minas Gerais foram classificadas em 3º, 5º, 6º e 9º lugares, respectivamente.


México, Argentina, Chile e Colômbia figuram todos entre as 10 melhores.

As universidades latino-americanas não estiveram à altura de suas promessas nos anos recentes. Um total de 28 universidades latino-americanas do Brasil, Chile, Colômbia, Argentina e México apareceram entre as 800 melhores no Ranking Mundial de Universidades de 2015-2016, mas nenhuma delas alcançou o patamar das 200 melhores, que representam o um por cento mais elevado das universidades globais de elite.

Phil Baty, editor de rankings do Times Higher Education, afirma: “Estamos muito satisfeitos em divulgar, pela primeira vez, uma lista das universidades de maior prestígio da América Latina, conforme apreciado por 10.000 personalidades acadêmicas de todas as partes do mundo. É formidável ver tantos países representados na elite do continente. Instituições do Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia aparecem entre as mais importantes do continente. Esses dados recentes nos proporcionam uma visão renovada da paisagem universitária latino-americana e sugerem uma competição saudável e positiva entre as instituições emblemáticas das nações, que deve contribuir para elevar a qualidade em todas essas nações e na região de modo mais amplo.”

As 10 melhores da América Latina 
1 - Universidade de São Paulo 
2 - Universidade Nacional Autônoma do México 
3 - Universidade Estadual de Campinas 
4 - Universidade de Buenos Aires 
5 - Universidade Federal do Rio de Janeiro 
6 - Universidade Federal de São Paulo 
7 - Universidade do Chile 
8 - Pontifícia Universidade Católica do Chile 
9 - Universidade Federal de Minas Gerais 
10 - Universidade Nacional da Colômbia

“Esta lista das dez melhores universidades é puramente baseada em uma pesquisa de opinião. Desse modo, embora seja poderosa e nos ofereça percepções importantes sobre as reputações globais de excelência em ensino e pesquisa das universidades, o Times Higher Education, enquanto autoridade mundial em desempenho universitário, é capaz de empregar um leque muito mais amplo de indicadores para obter uma imagem mais nítida da excelência acadêmica na América Latina.”

Em julho, o Times Higher Education divulgará um ranking novo e mais detalhado na Cúpula Times Higher Education de Universidades Latino-Americanas, que será realizada na Universidade Antonio Nariño em Bogotá.

“Divulgaremos um novo ranking piloto empregando um leque mais amplo de indicadores que inclui métricas de pesquisa, ensino, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. Mais importante, no entanto, é que a cúpula testemunhará o início de uma consulta ampla com líderes do setor sobre como o Times Higher Education deverá elaborar um novo e específico Ranking Times Higher Education de Universidades Latino-Americanas, definido de acordo com as missões e prioridades das universidades na região”, afirma Phil Baty.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet