Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Colher na Massa treina trabalhadores em Rondonópolis e alunos ajudam na reforma de instituição

Setecs qualifica trabalhadores de Rondonópolis pelo projeto Colher na Massa

Três cursos do projeto de qualificação profissional Colher na Massa são ministrados até a primeira quinzena de agosto, no Lar Espírita Bezerra de Menezes, no bairro Jardim Iguaçu, em Rondonópolis. Os cursos de pintor, instalador hidráulico e assentador cerâmico vão beneficiar 75 trabalhadores desempregados, preparando-os para concorrer a uma vaga no mercado da construção civil.

No mês de julho, 16 pessoas foram capacitadas num curso de mestre-de-obras realizado no mesmo local. Além de instruir, o treinamento também está cumprindo uma função nobre: melhorar as instalações físicas de espaços comunitários onde estão acontecendo, como o Lar Bezerra de Menezes.

O instrutor do Senai, Ecias Rocha da Mata, que ministra o treinamento no Lar, diz que os cursos de instalador hidráulico e pintor têm carga horária de 40 horas e o de assentador, 80 horas. “No de instalador os alunos aprendem a colocar todo o encanamento de um banheiro, com águas quente e fria, descarga e caixa d´água. Eles também simulam uma instalação hidráulica predial”.

Ecias explica que depois de praticarem bastante durante as aulas, no fim do curso os alunos aplicam o novo conhecimento obtido em benfeitorias para a instituição. Parte da cozinha onde a professora aposentada Marilda Araújo Oliveira, 52 anos, cozinheira voluntária há 9, ajuda a preparar o sopão que alimenta 250 pessoas, duas vezes por semana, já foi azulejada.

“Foi excelente esta parceria. Oferecemos nosso espaço para que eles façam os cursos e recebemos de volta essa grande ajuda”, comemora Marilda, que cercada de mais algumas voluntárias seleciona verduras e legumes doados.

“Parece pouco, mas ter a cozinha e a bancada azulejadas facilita o preparo e a higiene com os alimentos”, opina a desempregada Acileide Pereira de Souza, 35 anos, voluntária e participante dos cursos de pintor e assentador de cerâmica.

Moradora do Residencial Farias, nas proximidades do Jardim Iguaçu, a desempregada Paula Cristina de Souza, 26 anos, dois filhos, decidiu participar dos cursos de pintor e assentador de revestimento cerâmico. “Como tá aparecendo mais trabalho nessa área resolvi aproveitar a oportunidade e me qualificar”, justifica.

Outro vizinho do Lar é o desempregado João Batista de Souza, 28 anos, morador da Vila Goulart. “Não poderia pagar por esses cursos. Então, aproveito a chance de aprender uma profissão,” assegura.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet