Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Tufões e tempestades tropicais deixam ao menos 30 mortos na Ásia

Ao menos 30 pessoas morreram em Taiwan e no Japão e muitas estão desaparecidas após a passagem de vários tufões e tormentas tropicais na Ásia, que causaram inundações e deslizamentos, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.


O sul da ilha foi a região mais afetada, e cerca de 12 mil militares foram mobilizados neste domingo para ajudar a milhares de moradores desabrigados.

Nesta segunda-feira, enquanto continuam caindo fortes chuvas, dezenas de milhares de pessoas continuam ilhadas por causa da subida do nível das águas nas regiões de Tianan e Chiayi.

Segundo as autoridades, o tufão causou dados de cerca de US$ 106 milhões e mais de um milhão de famílias não tinham água nem eletricidades. Em agosto de 1959, um tufão deixou 667 mortos e mil desaparecidos na ilha.

O mesmo Morakot causou a morte de 20 pessoas nas Filipinas no último fim de semana, onde milhares de pessoas tiveram de ser socorridas por causa das inundações.

O tufão foi rebaixado nesta segunda-feira para a categoria de tempestade tropical ao se aproximar de Xangai, a capital econômica e financeira da China, para onde estão previstas chuvas torrenciais, assim como em outras Províncias costeiras.

Neste domingo, em Wenzhu, uma criança de quatro anos morreu no deslizamento de sua casa causado pelo mau tempo, que obrigou a retirada de quase um milhão de pessoas da região.

As propriedades de mais de 3,4 milhões de pessoas sofreram danos materiais na Província de Zheijiang, onde centenas de aldeias foram inundadas e mais de 1.800 casas desabaram, de acordo com a agência de notícias oficial.

Mais ao sul, próximo à ilha de Hainan, afetada pela tempestade tropical Goni, 156 marinheiros foram resgatados, mas dez continuam desaparecidos. 

A aproximação de uma tempestade tropical provocou deslizamentos e enchentes no Japão, matando ao menos 13 pessoas, disseram autoridades nesta segunda-feira.

Mais de 47 mil pessoas do oeste japonês foram avisadas para deixarem suas casas, de acordo com a emissora de TV local NHK, após a Agência Meteorológica do Japão ter feito um alerta de chuvas, enchentes e deslizamento para muitas áreas do oeste e região central do país.

Vários voos domésticos e serviços de trem foram cancelados e algumas rodovias foram parcialmente fechadas, de acordo com a NHK.

Ao menos 12 pessoas foram mortas em Hyogo, no oeste do Japão, disse um policial. Ele não pôde confirmar como as mortes aconteceram.

Além disso, uma mulher de 68 anos morreu quando um deslizamento atingiu sua casa em Okayama, também no oeste.

A tempestade tropical Etau deve atingir o centro do Japão na terça-feira, segundo a agência meteorológica do país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet