Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cultura

mais cultura

SEC firma ações no setor cultural em todo o Estado

Com o objetivo de fortalecer ações, gerar renda e oferecer ao público atividades culturais de forma acessível, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) vem promovendo diversas ações tanto na capital como no interior

Com o objetivo de fortalecer ações, gerar renda e oferecer ao público atividades culturais de forma acessível, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) vem promovendo diversas ações tanto na capital como no interior. Um grande exemplo foi a reabertura do Cine Teatro Cuiabá que ficou aproximadamente 14 anos fechado.


Para consagrar a aproximação com o público e com os artistas já foram realizados 40 espetáculos gratuitos com aproximadamente 15 mil espectadores. Outra atividade que movimenta a população e a classe artística são as oficinas gratuitas do Ateliê Livre. As aulas são ministradas por artistas consagrados no Estado, selecionados pelos Editais da Secretaria. Desde o início de 2009, as oficinas do Ateliê já capacitaram cerca de 200 pessoas de todas as faixas etárias em desenho, pintura em tela, seda, xilogravura, entre outras.

A SEC vem fortalecendo as ações no interior do Estado, colocando em prática o plano de interiorização da Cultura, que na primeira etapa de 2009 (ações de fevereiro a agosto) habilitou 443 propostas de artistas pelo Programa de Intercâmbio Cultural, nas categorias capacitação, apresentações artísticas (dança e teatro) e apresentações musicais. O Programa de Intercâmbio Cultural firmou parcerias diretas entre a Secretaria de Estado de Cultura com as Coordenadorias Municipais e da Sociedade Civil Organizada. Todos os polos do Estado foram atendidos com cursos e espetáculos, gerando intercâmbio de artistas de várias regiões. A prioridade do programa são as capacitações de multiplicadores e a Economia da Cultura (ações que estimulem a organização e renda).

O Grupo de Siriri Raiz da Figueira do Município de Barra do Bugres, constituído desde 2003, que recebeu uma oficina ministrada pelo Professor Benedito Moura no mês de junho de 2009, se mostrou satisfeito pelos resultados obtidos com a oficina. Segundo a coordenação do Grupo existem no município quatro grupos de siriri, que buscam apoio para executar este trabalho de Revitalização da Cultura Mato-grossense. No desabafo remetido à SEC, via e-mail, a coordenação do grupo explica que os grupos de siriri e cururu do Município se resumiram em cantar esporadicamente em algumas festas de santo realizadas em residências e que os jovens sentem-se envergonhados de dançar o siriri e o cururu. "Com a ida do Professor Benedito Moura, com seu jeito simples, deu um pontapé inicial para o fortalecimento dos grupos existentes", relata a coordenação no e-mail.

Ainda no Programa de interioriazação da Cultura, servidores e técnicos em gestão percorrem os municípios polos de Mato Grosso levando informações sobre editais do Fundo de Fomento à Cultura, Intercâmbio e Ações Artístico-Culturais, Pontos de Cultura, Sistema de Museus e Patrimônios.

Na Baixada Cuiabana o programa atende parcerias como cursos de fabricação de redes, valorizando o artesanato tradicional, envolvendo redeiras do Limpo Grande (VG). Outras ações de valorização são os cursos de dicção e libras com a Associação de Moradores do 1º de Maio. Ainda nas ações sociais, estão as parceiras com o projeto PM Mão Amiga e Movimento de Cara Limpa Contra as Drogas: cursos de percussão e dança de rua em vários bairros da Capital, o Cursos de Iniciação Teatral em seis bairros de Cuiabá.

Ações continuadas são realizadas mensalmente como a Hora da Sesta no auditório do Palácio da Instrução, realizada todos os dias no intervalo do almoço, com exibição de filmes nacionais e regionais; a Feira de Artes e Antiguidades do Porto Geral com mostras gastronômicas, de antiguidades, flores, artesanato e artes manuais, com o objetivo de levar público para o bairro histórico de Cuiabá, oferecendo entretenimento familiar em praça pública.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet