Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Apresentação de diploma é obrigatória para vaga de jornalistas

Das 10.086 vagas oferecidas pelo Governo do Estado de Mato Grosso, seis serão destinadas aos profissionais com perfil na área de Jornalismo. As vagas compõem o quadro da carreira de Técnicos de Desenvolvimento Econômico e Social e o valor do salário é de R$ 2.414,21. O principal requisito para o candidato concorrer a este cargo, neste perfil é o diploma de graduação de curso superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).


O diploma de Jornalismo deverá ser apresentado pelo candidato aprovado após sua nomeação. Ainda não há uma distribuição de vagas entre os órgãos governamentais. A definição será no ato de posse do candidato.

A presidente de Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), Keka Werneck, avaliou como positiva a decisão do Governo em abrir vagas para o perfil de jornalista, apesar da carreira não ser específica para a profissão. “Isso já é um ganho muito grande para a profissão, pois no momento em que estamos vivendo o Governo entra em papel de destaque exigindo o diploma no concurso, quando na iniciativa privada esta obrigatoriedade já não existe”.

O secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr, lembrou que a abertura de vagas para os profissionais de jornalismo foi um compromisso feito pelo governador Blairo Maggi com a categoria há aproximadamente um ano. “Em conversa com o Sindicato o governador já havia sinalizado pela inclusão de vagas para jornalistas no concurso a ser realizado pelo Estado. Não são muitas vagas, mas é o passo inicial, já que há muitos anos não se realizava concurso para a área de comunicação”.

Os candidatos interessados em concorrer às seis vagas para jornalistas que estão sendo oferecidas pelo Poder Executivo Estadual terão conteúdo específico em suas provas. Ao todo serão 60 questões, conforme consta no edital nº 5, publicado no Diário Oficial Eletrônico, sendo 22 de conhecimentos específicos (língua portuguesa: 15; história e geografia de Mato Grosso: 7), 8 de conhecimentos complementares e 30 de conhecimentos específicos. As questões de conhecimento específicos terão peso 2 e as demais peso 1.

“O fato do Governo realizar provas com questões específicas para jornalistas também é muito interessante e demonstra a importância da academia, a importância de se estudar, não só pelo diploma, mas pelo conhecimento adquirido. Vai passar aquele que realmente tiver o conhecimento”, ressaltou Keka Werneck.

Nos conhecimentos específicos para jornalistas serão cobrados 23 tópicos. São eles: 1) As diversas formas de jornalismo (on-line, radiojornalismo, telejornalismo, comunitário, documentário) e seu papel no mundo global; 2) Uso específico de meios de comunicação social: rádios, jornais, emissoras de televisão, revistas; 3) Jornalismo especializado e científico; 4) Informação científica para diferentes classes sociais; 5) Redação de artigos técnicos e científicos (estrutura, estilo de linguagem, normas técnicas); 6) Redação de boletins informativos, comunicados, matéria jornalística; 7) O texto jornalístico – características: a estrutura da notícia; números e siglas; 8) Editoriais (tipos comuns e especiais); 9). Produção de releases, comunicados e notas oficiais; 10) Edição: sistemas de fechamento, possibilidades técnicas (selos, tarjas, infografia, fios, olhos, olhos-legenda, textos-legenda, ilhas, boxes, quadros, inserts fotográficos, retículas); 11) Assessoria de imprensa; 12) O papel do assessor nos órgãos públicos e na iniciativa privada; 13) Clipping, clipping eletrônico; 14) Tipos de reportagem; 15) Modalidades de entrevistas; 16) Os processos de produção da notícia e os critérios de seleção; 17) Público-alvo; 18) Noções básicas do jornalismo on line; 19) Publicações eletrônicas, notícias em tempo real, entrevistas pelo correio eletrônico e canais de conversa (chat); 20) Ferramentas de busca; 21) Ética jornalística; 22) Legislação jornalística; 23) Crimes de imprensa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet