Olhar Direto

Notícias / Cidades

Obras do VLT no Coxipó serão realizadas à noite e secretário estima criação de dois mil empregos

Da Redação - Wesley Santiago

15 Abr 2017 - 11:34

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Obras do VLT no Coxipó serão realizadas à noite e secretário estima criação de dois mil empregos
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Avenida Fernando Corrêa, na região do Coxipó, em Cuiabá, devem ser realizadas no período noturno, segundo o secretário adjunto do VLT, José Picolli. Em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, ele avalia que a retomada do projeto deve criar pelo menos dois mil empregos de forma direta. A intenção, com as obras a noite, é minimizar os impactos para a sociedade.

Leia mais:
Viagem de VLT do Aeroporto ao CPA deve durar quase uma hora, estima secretário
 
“O trecho mais complicado na questão de obras e impacto para a sociedade é do Coxipó. Então, provavelmente, nós vamos trabalhar sempre no período noturno para que não impacte nos motoristas que utilizam a via. Hoje, durante o dia, o trânsito já é pesado sem nenhuma intervenção, imagina com a gente mexendo”, disse o secretário ao Olhar Direto.
 
Picolli ainda explica que a medida também é importante para a qualidade da obra: “Imagina que está vindo um caminhão de concreto neste trânsito e demora duas horas para chegar. O concreto acaba perdendo qualidade, começa a ‘dar pega’ dentro do caminhão. Além do que você vai ficar com sua obra parada duas horas esperando o veículo chegar. Por isso a noite é bem melhor, sem contar o clima para os trabalhadores”.
 
A situação não deve ser a mesma na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA): “Lá não tem tanto movimento durante o dia. Então poderemos trabalhar tranquilamente, naquela parte depois do Shopping Pantanal e do Grande Templo. Não se compara ao fluxo de veículos da avenida Fernando Corrêa e as vias são maiores”, explica o secretário.
 
Picolli, que foi diretor de implantação do VLT carioca, adianta que serão “várias frentes, no mínimo oito. Se necessário, para cumprir o cronograma, podemos abrir mais cinco, seis, oito. Se eu tiver problema em algum trecho, eu vou para outro e depois que estiver resolvido eu volto para lá. É engenharia isso. Não preciso daquela parte para seguir em frente”.
 
A expectativa do secretário adjunto é que com a retomada das obras do novo modal, entre 1.500 e 2 mil empregos sejam criados de forma direta: “Acredito que indiretamente, serão quase seis mil pessoas tendo uma oportunidade. Tem o pessoal da marmita, de outras partes que são necessárias na obra. É bom para todos”.
 
Projeto
 
O modal terá dois eixos, Aeroporto-CPA e Centro-Coxipó, e será implantado no canteiro central das avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande; XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, totalizando 22 km de extensão.
 
Análise e acordo
 
O Ministério Público Estadual (MPE) iniciou a análise do acordo firmado entre o Governo do Estado e o consórcio responsável pela retomada das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O documento foi entregue no último dia 31, pelo governador do Estado, Pedro Taques, e sua equipe, ao promotor de Justiça André Luis de Almeida, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Capital.
 
O Estado acordou em pagar R$ 922 milhões para a conclusão integral da implantação do modal. A previsão é de as obras sejam concluídas em 24 meses.
 
No acordo firmado entre o Governo e Consórcio, a primeira etapa da obra será finalizada em março de 2018 e compreende o trecho entre o aeroporto de Várzea Grande até a estação do Porto, em Cuiabá.
 
Até dezembro de 2018 deverá entrar em funcionado todo o trecho da linha 1, num total de 15 quilômetros, entre o aeroporto de Várzea Grande e o Terminal do Comando Geral, na Capital. Já a linha 2, que compreende o trecho de 7,2 km entre a avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e o Parque Ohara, no Coxipó, será entregue até maio de 2019.

27 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Solange Nunes
    17 Abr 2017 às 18:05

    Não atrapalha o trânsito ainda tem transformação.

  • Manoel silva
    17 Abr 2017 às 18:02

    Ótimo não atrapalha o trânsito.

  • Estudante da UFMT
    17 Abr 2017 às 17:00

    Graças a Deus, né! A Fernando Corrêa já é um CAOS, imagina com obra sendo realizada?! DEUS NOS LIVRE! Gratidão por pensarem no bem estar da população.

  • Romoaldo de Freitas
    17 Abr 2017 às 16:23

    É importante que sejam feitas essas obras para o desenvolvimento da cidade e melhoria do tráfego!!! Importante tb que sejam feitas no período noturno pois assim evitamos acidentes, e maiores congestionamentos!!! Estão de parabéns pela iniciativa de reiniciar as obras!!

  • Fabricio dos Santos
    17 Abr 2017 às 16:22

    Temos uma estrutura e transporte que são muito viáveis para a população e que ajudariam muito no nosso tráfego diário e não podemos usar pq a antiga gestão não concluiu. Agora que estamos tentando concluir e facilitar a locomoção pras pessoas ainda tem gente que reclama?? Não consigo entender....

  • Juninho Cuiabano
    17 Abr 2017 às 16:20

    Que bom que será feito de noite!! Já tivemos muitassss dores de cabeça e muito transito durante a pseudo obra desse VLT antes da Copa! Obrigado por pensar na população!

  • Kaleb Martins
    17 Abr 2017 às 16:12

    é, nosso governo realmente pensando em nós é, fico feliz em ver que alem da criação de 2.000 empregos ainda foi pensado em um horário mais tático e melhor para a sociedade.

  • rafinha
    17 Abr 2017 às 16:09

    que ótimo, só que mora aqui em Coxipó sabe o quão dificultoso ficaria o transito se fosse realizado as obras durante o dia.

  • Ingridy
    17 Abr 2017 às 16:02

    o trânsito e a população do coxipo agradecem.

  • Rafael
    17 Abr 2017 às 15:25

    Quem mora no Coxipó sabe que essa talvez seja a melhor saída, obrigada por pensar na gente!

Sitevip Internet