Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

pouca redução

Mesmo com campanhas preventivas, o número das queimadas é grande

Apesar das campanhas desenvolvidas pelos órgãos de defesa ambiental, ainda é grande o número de queimadas, tanto rurais como urbanas, em Mato Grosso neste período de estiagem. Segundo o corrdenador do Comitê de Gestão do Fogo, tenente-coronel BM, Alessandro Borges, a redução nos é somente de

 de 5% de redução dos focos de calor nos primeiros 30 dias de atuação do comitê,  em relação ao mesmo período do ano passado. 

Segundo o coordenador do comitê, a estimativa é que o trabalho de combate às queimadas e incêndios florestais este ano seja redobrado, em virtude da grande estiagem no Estado. “O tempo está muito seco e a umidade do ar está baixa, o que facilita as queimadas, portanto, a equipe do Comitê começará a percorrer os locais de maior índice de calor no Estado para evitar e prevenir os focos de queimadas”, disse Alessandro.

O programa do Governo do Estado objetiva combater as queimadas e incêndios florestais no período proibitivo, que começou em 15 de julho passado e vai até 15 de setembro. O trabalho do Comitê de Gestão do Fogo é resultado da atuação conjunta de vários órgãos do governo, tais como Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Foram colocados à disposição do Comitê para execução do Plano de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais 120 militares do Corpo de Bombeiros e 70 brigadistas contratados e treinados para atuar em incêndios, com objetivo de prevenir e combater às queimadas nos sete parques estaduais de Mato Grosso.

Unidades do Corpo de Bombeiros Militar dos municípios de Sorriso, Alta Floresta, Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Barra do Garças, Cuiabá e Várzea Grande estão se unindo na realização de um trabalho de prevenção e combate às queimadas.

Além dessas cidades, existem mais quatro municípios com postos fixos do Corpo de Bombeiros: Juína, Colniza, Água Boa e Vila Rica - locais que estão estruturados com viaturas e equipamentos de combate ao fogo para atuarem nos três meses de proibição das queimadas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet