Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Taleban diz ter 20 homens-bomba em Cabul, na véspera das eleições

O porta-voz do Taleban Zabihullah Mujahid afirmou, em comunicado publicado na internet, que esse grupo radical islâmico conseguiu infiltrar 20 homens equipados com coletes-bomba na capital afegã, Cabul, nesta quarta-feira, a véspera das primeiras eleições para presidente diretas realizadas sob a exclusiva responsabilidade das autoridades do Afeganistão.


Forças de segurança afegãs cercam prédio de banco atacado nesta quarta; Taleban assumiu

Em outro comunicado, o grupo afirmou que outros insurgentes receberam a missão de fechar estradas do país. "De hoje em diante, até o fim de amanhã [dia 20], todas as vias principais e secundárias serão bloqueadas, e os mujahideen ["guerreiros"] não irão se responsabilizar por quem for ferido", afirma o texto.

Nesta quarta-feira, um grupo de homens armados atacou uma agência bancária, no centro de Cabul. Os agentes de segurança afegãos cercaram o prédio e iniciaram um tiroteio que durou várias horas. No fim do conflito, três agentes de segurança estavam feridos, e corpos de três suspeitos foram localizados.

O porta-voz do Ministério de Interior Zemarai Bashary chamou os criminosos de "inimigos do Afeganistão", enquanto o chefe do setor de investigações de Cabul, Abdul Ghafar Sayedzada, disse que eram "terroristas". O porta-voz do Taleban assumiu a autoria do ataque à agência, porém disse que havia cinco homens envolvidos.

Nesta terça-feira (18), ataques mataram pelo menos 20 militares ou civis --estrangeiros ou afegãos--, incluindo dois funcionários da ONU (Organização das Nações Unidas) e seis do sistema eleitoral afegão.


Entre os ataques da terça-feira, o mais grave foi a explosão de um carro-bomba contra um comboio da Otan (aliança militar ocidental), na movimentada Jalalabad Road, considerada a estrada mais perigosa de Cabul por ter diversas bases estrangeiras e sedes de organismos internacionais às suas margens. Oito pessoas morreram, incluindo um soldado da Otan cuja nacionalidade e identidade não foram informadas.

De acordo com o porta-voz da Otan brigadeiro-geral E. Tremblay, a média de atentados diários no Afeganistão subiu de 32 para 48 nos últimos dias, provavelmente por causa das eleições. Ele ressaltou, no entanto, que a maioria dos quase 7.000 locais de votação estão seguros. "Se você olhar simplesmente as estatísticas... eles não serão capazes de atacar bem 1% de todos os locais de votação do país."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet