Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

novatos

Novatos descartam composição com reeleitos e lançam delegado para presidente da AL

Foto: Reprodução

Novatos descartam composição com reeleitos e lançam delegado para presidente da AL
Em nome dos “deputados novatos” que se elegeram para o próximo mandato em Mato Grosso, Ulysses Moraes (DC) e João Batista (Pros) anunciaram nesta quinta-feira (25) apoio à candidatura do delegado Claudinei Lopes (PSL) à presidência da Assembleia Legislativa. Conforme o policial civil, a principal proposta do grupo é a renovação do Legislativo e, para tanto, os deputados que se reelegeram serão descartados da composição da Mesa. Lopes defende também a redução do duodécimo da Assembleia bem como o corte de funcionários.


Leia mais:
Janaina rebate novato que quer “concorrer com os antigos” e defende união dos deputados

“A gente quer fazer o Estado funcionar. O que for de melhor para o Estado. Hoje nós não somos oposição nem base, nossa visão é profissional, mas vamos conversar com ele [Mauro Mendes]. Vamos tomar pé da situação, eu comungo da ideia do governador, o conheci pessoalmente na semana passada, e comungo da ideia de cortar na carne. Acho que todos os Poderes têm que ceder. Se precisar cortar também da Assembleia, temos que cortar. Diminuir servidores contratados, comissionados, o que der pra cortar na carne eu sou favorável. É para fazer o Estado funcionar e sair dessa crise”, explicou Claudinei Lopes, em entrevista ao Olhar Direto.

Conforme o futuro parlamentar, ainda não há um número que se possa apontar de deputados que irão apoiar seu projeto. O objetivo, no entanto, é reunir pelo menos 14 votos – o que corresponde aos políticos que exercerão primeiro mandato.

Lopes afirmou, ainda, que conversou por telefone com os deputados Max Russi (PSB), Janaina Riva (MDB) e Eduardo Botelho (DEM), estes últimos que também anunciaram candidatura própria à Mesa. Mas descartou uma composição que agregue parlamentares reeleitos.

“A gente ainda vai se reunir com os outros deputados, todos os 14, para ver essa possibilidade de chapa só com os novatos. Em um primeiro momento a gente está conversando só entre os novatos. Nós vamos alinhar essa ideia e levar ela adiante. Eu já conversei com outros deputados, mas não pessoalmente. Já falei por telefone com a Janaina, com o Botelho e com o Max. Nós estamos conversando normalmente. Mas de inicio nós decidimos não apoiar a candidatura deles, por serem reeleitos”, justificou.

No início da semana, em manifesto enviado à imprensa, Ulysses – que agora apóia Claudinei – havia indicado o próprio nome à presidência. Sua defesa, porém, continua a mesma: uma chapa 100% renovada.

No documento, Ulysses conclamava os novos deputados a se unirem ao seu projeto. No entanto, a deputada Janaina Riva rebateu o novato e afirmou que ao menos três parlamentares – dos recém-chegados – já demonstravam interesse em sua candidatura. Entre eles, a parlamentar citou João Batista, que agora declara voto em Claudinei Lopes.

Até o momento, além de Janaina e Claudinei, os deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Eduardo Botelho (DEM) também demonstraram interesse em pleitear a presidência.  

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet