Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

pandemia

Curado da Covid-19, governador muda discurso e diz para população procurar atendimento nos primeiros sintomas

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Curado da Covid-19, governador muda discurso e diz para população procurar atendimento nos primeiros sintomas
Após contrair o novo coronavírus (Covid-19) e se curar com o uso de alguns remédios (que não especificou), o governador Mauro Mendes mudou o discurso que vinha tendo há algum tempo, e agora sugere que a população procure atendimento médico já nos primeiros sintomas da doença, como febre, tosse seca e dificuldade para respirar.


Leia também:
Emanuel propõe ampliar toque de recolher com fechamento do comércio e suspensão de ônibus

Segundo Mauro, quando os doentes esperam muito para procurar ajuda, já chegam às unidades de saúde em estado grave, o que acarreta a lotação das UTIs. No último domingo (21), a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a 81,3% no estado.

A recomendação foi feita em entrevista à rádio Gazeta FM, de Barra do Garças (516 km de Cuiabá), na manhã desta segunda-feira (22). “Estamos chegando a quase 10 mil casos da doença. Acho um equívoco isso, esperar ter sintomas graves para ir a uma unidade. O meu médico me receitou um medicamento e eu tomei e graças a Deus passei bem”, disse.

Mauro afirmou que se a doença é tratada nos sintomas iniciais, há menos chance de se agravar, e explicou que o primeiro atendimento deve ser em postos de saúde e policlínicas, ou seja, na atenção básica, que é de responsabilidade das prefeituras.

“É importante que as pessoas que tenham sintomas do coronavírus procurem um médico, um posto de saúde e lá muito provavelmente a gente espera que o médico possa receitar alguma coisa. Não espere ficar grave demais para procurar uma unidade de saúde. Algumas pessoas não procuram, não tomam remédio e aí agrava muito. Quando procura, já precisa ir para a UTI porque está com 50%, 70% do pulmão comprometido. E aí fica difícil salvar a vida dessa pessoa”, ressaltou.

O governador ainda disse que busca adquirir medicamentos para distribuir aos postos de saúde. Na manhã desta segunda-feira (22), também, o secretario de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo deu uma declaração que segue a mesma linha, mas afirmou que o Estado não vai distribuir “kits” de medicamentos, e sim dar assistência aos hospitais de referência. “Entendemos que há necessidade de começar um tratamento precoce nas unidades de atendimento básico. Vamos tentar auxiliar os municípios nisto”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet