Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Sotomayor toma posse na Suprema Corte dos EUA

Indicada pelo presidente Barack Obama, a juíza Sonia Sotomayor tomou posse nesta terça-feira na Suprema Corte dos Estados Unidos, em uma cerimônia da qual participaram o presidente e seu vice, Joe Biden.


Sotomayor, 55, tornou-se no mês passado a terceira mulher, e a primeira pessoa de origem hispânica, a assumir o cargo de juíza na corte constitucional dos EUA, que tem 220 anos de história. Ela fez novamente o juramento do cargo nesta terça-feira depois do juramento de confirmação no cargo, em 8 de agosto na cerimônia em que o tribunal formalmente recebeu seu mais novo membro.

Estiveram presentes à posse o procurador-geral, Eric Holder; e diversos membros da comunidade hispânica, além de parentes e amigos.

Durante o ato, conduzido pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts, Sotomayor se comprometeu a aplicar a justiça por igual a todas as pessoas.

Ao final de seu juramento, a juíza se sentou no lado direito de uma longa mesa de madeira junto aos outros oito magistrados do Supremo. Todos ocupam o cargo de forma vitalícia.

Após a cerimônia, a juíza posou primeiro com Roberts em frente às escadas da Suprema Corte e depois com seus familiares mais próximos: sua mãe, seu padrasto, seu irmão e sua cunhada.

Filha de porto-riquenhos, Sotomayor foi criada no bairro de Bronx, na cidade de Nova York. Ela se formou na Universidade de Princeton (Nova Jersey), em 1976, e obteve três anos mais tarde um doutorado em direito da Universidade de Yale (Connecticut), uma das mais reconhecidas do país.

Obama nomeou-a para substituir o juiz David Souter, 69, um liberal nomeado por um republicano que se aposentou recentemente. A expectativa é que ela mantenha a linha de Souter e não desequilibre o balanço ideológico da Suprema Corte.

Sua indicação sofreu resistências de republicanos, que citaram seus discursos e histórico principalmente em algumas decisões em questões de porte de armas, direito de propriedade e discriminação por trabalhadores brancos. Em especial, lembraram um discurso de 2001 no qual ela afirmou que uma "latina inteligente" tomaria decisões melhores que um homem branco.

Apesar das polêmicas, a nomeação dela foi aprovada em 6 de agosto passado por 68 votos a favor e 31 contrários no Senado, que tem 40 republicanos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet