Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Presidente da Comissão Estadual pela Conciliação enaltece movimento

Empenhada em consolidar uma nova forma de resolução de conflitos que privilegie a cultura da paz em detrimento da cultura do litígio, a desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente da Comissão Estadual do Movimento Permanente pela Conciliação, está em fase de finalização dos últimos preparativos para o início da Semana Nacional da Conciliação, que terá início na próxima segunda-feira (14/9) e prosseguirá até sexta-feira (18/9). Este ano, a mobilização estará voltada para auxiliar no cumprimento da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa o julgamento, até 31 de dezembro de 2009, de todos os processos ajuizados até 2005.


Em entrevista concedida ao Boletim Elo Digital, veículo de comunicação interna do Poder Judiciário de Mato Grosso enviado pela Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT por email aos magistrados e servidores, a desembargadora fez questão de ressaltar a importância da participação de todos os segmentos da sociedade para o sucesso da mobilização.

“Convido a todos para que juntos entoemos o hino da paz na abertura da Semana da Conciliação no dia 14 de setembro, às 9 horas, no saguão do Fórum da Capital. A esperança não pode desaparecer dos nossos ideais. Ela é uma flor que nos predispõe para os rumos do despertar e faz desaparecer as dúvidas, fornecendo-nos um ambiente favorável à vida feliz e alegre”, salientou.

A desembargadora Clarice Claudino da Silva se diz convencida de que, a exemplo de vários países da Europa e dos Estados Unidos, o caminho para a modificação da cultura do conflito passa necessariamente pela postura a ser adotada pelo Poder Judiciário no sentido de estimular essa mudança. “Vislumbro como caminho principal desenvolver projetos que reforcem os espaços destinados à conciliação, à mediação e a outras formas não adversariais na solução dos conflitos dentro do Judiciário”, assinalou a desembargadora, cuja trajetória, desde antes de ser empossada como juíza, já estava intrinsecamente relacionada à conciliação. “Enquanto advogada, militei durante oito anos sempre com os olhos e o coração voltados para a pacificação das partes e a construção de soluções negociadas, pois acredito no poder que as próprias partes têm de construir uma solução satisfatória”.

Em relação às expectativas para a Semana da Conciliação 2009, a desembargadora destacou que todos os preparativos estão em pleno andamento e que está fazendo gestões para que a divulgação do movimento seja a maior possível, para que todos colaborem para o sucesso do evento.

Extensão da programação - A desembargadora revelou ainda que, além do movimento que será realizado na próxima semana, já está prevista uma segunda etapa, entre os dias 7 e 11 de dezembro. Nesta nova edição, serão abrangidos todos os processos em andamento sujeitos à transação, independentemente do ano do seu ajuizamento. “Tudo isso é importante, pois consolida o estímulo à mudança da cultura do conflito, na medida em que envolve parcerias como a Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado, OAB e Faculdades de Direito, de onde se espera importante contribuição com a mudança de mentalidade dos atuais e dos novos operadores do Direito”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet