Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Comarca de Sorriso já realizou 64% das audiências designadas

Uma oportunidade ímpar de as próprias partes do processo se sentarem frente a frente e, por intermédio de um conciliador, encontrar uma solução para o litígio que seja favorável a todos. A realização desse acordo entre os litigantes é, em suma, a grande aspiração dos quatro magistrados da área cível da Comarca de Sorriso que, até sexta-feira (18 de setembro), realizarão 65 audiências conciliatórias referentes a processos ajuizados até o dia 31 de dezembro de 2005. ?Essa é a chance de as partes ficarem cara a cara e, com intermédio do juiz, buscar uma composição?, salientou o juiz diretor do Foro da Comarca de Sorriso, Wanderlei José dos Reis.


De segunda a quarta-feira (14 a 16 de setembro), das 65 audiências designadas, 42 já haviam sido realizadas, ou seja 64,61%. ?São processos cíveis de natureza diversa. Temos ações de cobrança, ação monitória, de despejo, embargos à execução, entre outros. Fizemos uma triagem de todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005, verificamos em que fase estavam e separamos 65 para audiências de conciliação?, contou o magistrado. Além do juiz diretor, participam do movimento outros três magistrados de área cível: Jorge Iafelice dos Santos, Carlos José Rondon Luz e Jurandir Florêncio de Castilho Junior.

Conforme o juiz diretor do Foro de Sorriso, muitas vezes a controvérsia entre as partes reside apenas no valor da indenização e, na audiência, o juiz consegue conduzir as partes até um ponto de equilíbrio, satisfatório a ambos. ?Só nesta semana já obtive um acordo em uma audiência relativa a uma ação de despejo. As partes chegaram a um acordo quanto à desocupação do imóvel. Em outro caso, obtivemos um acordo numa audiência referente a uma ação de cobrança?, revelou o magistrado.

A Semana Nacional da Conciliação é uma mobilização desencadeada em nível nacional pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este ano o slogan escolhido para a campanha é A solução do conflito em suas mãos. Participe!. Todo o movimento estará focado no cumprimento da Meta 2 do CNJ, que visa identificar, selecionar e julgar, até 31 de dezembro de 2009, todos os processos distribuídos até o ano de 2005.

PRÁTICA ROTINEIRA ?
Independente da realização da Semana da Conciliação, o juiz Wanderlei José dos Reis explica que o trabalho de tentativa de conciliação, em todas as fases do processo, já é rotina da Comarca de Sorriso. ?Esse trabalho já é realizado na prática por todos nós juízes. Em todas as fases do processo eu tento a conciliação, pois sabemos que muitas vezes um acordo é melhor do que esperar por alguns anos o resultado do processo?, asseverou. As audiências em Sorriso serão realizadas até a próxima sexta-feira (18 de setembro), em período integral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet