Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política BR

ARRECADAÇÃO EM RISCO

Mauro defende mudanças na reforma tributária: 'não posso aceitar que MT seja um dos maiores perdedores'

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Mauro defende mudanças na reforma tributária: 'não posso aceitar que MT seja um dos maiores perdedores'
O governador Mauro Mendes (União) defendeu mudanças em itens discutidos na Reforma Tributária (ainda em elaboração pelo Governo Federal) para evitar prejuízos à arrecadação e industrialização de Mato Grosso. Durante o Fórum dos Governadores, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (24), Mauro ressaltou que alguns pontos da proposta podem fazer com que Mato Grosso seja um dos Estados mais prejudicados.


Leia também
Mauro diz que reforma tributária coloca MT em “zona de risco” se reúne com Fórum de Governadores


"Pelo texto, a previsão é que tenham cinco Estados super ganhadores e cinco Estados super perdedores. Como posso aceitar que Mato Grosso, que é o Estado que mais cresce no país nos últimos anos, esteja entre esses cinco perdedores, numa visão a longo prazo de 40 anos?", questionou.

Entre os pontos questionados pelo governador estão as mudanças na política de incentivos fiscais, que é um eixo importante para a economia de Mato Grosso, e a forma de tributação do ICMS, que deixaria de ocorrer no local da produção e passaria a ser onde há o consumo.

"Como é que vamos desenvolver as indústrias dos Estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste? Como eu posso concordar com um fundo de desenvolvimento regional que ainda é pouco claro em suas regras de financiamento e distribuição? Como vão ficar os incentivos fiscais vigentes? Imagina os passivos jurídicos que seriam gerados aos Estados", ressaltou o governador.

Mauro enfatizou que é favorável conceitualmente à elaboração e aprovação de uma Reforma Tributária, mas ponderou que é preciso "atacar a raiz do problema, e não as causas".

"O grande problema é que o Estado Brasileiro continua sendo ineficiente, arrecada mal e gasta mal. E nós não estamos atacando a causa, que é a ineficiência. Se nós não tivermos a coragem, em algum momento, de atacar as causas desse problema, vamos continuar colocando uma forca no nosso pescoço e no nosso país", completou.

Também acompanharam o governador no fórum os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).

(Com informações da assessoria) 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet