Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

PREVENÇÃO CONTRA CÂNCER

Médico cardiologista orienta homens sobre importância do Novembro Azul; veja vídeo

Foto: Reprodução/Canva

Médico cardiologista orienta homens sobre importância do Novembro Azul; veja vídeo
O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização Novembro Azul, que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, principalmente o câncer de próstata, que é a segunda que mais mata homens no mundo.


Leia mais
Monitoramento do Ministério Público aponta novo ranking com piores taxas de vacinação


No Brasil, câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

Visando o mês, o médico cardiologista Juliano Slhessarenko também alerta para a importância do acompanhamento da saúde cardiovascular, pois atinge principalmente idosos.

“Estamos em um mês que os homens devem fazer seus exames periódicos e uma lembrança importante é que 75% dos casos de câncer de próstata acometem homens acima dos 75 anos. A gente sabe pelas diretrizes de oncologia, que a doença cardiovascular é a causa de morte não oncológica nos pacientes com câncer de próstata”, disse Slhessarenko.

“Os pacientes precisam fazer avaliação tanto com o urologista quanto com o cardiologista, as duas coisas são importantes”, complementa.

Diagnóstico do câncer de próstata

Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.
 
Como se proteger do câncer de próstata?

Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destacamos a importância de adotar diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.
 
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico. 

(Com informações do Ministério da Saúde)

Veja vídeo
   
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet