Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

SANEAMENTO BÁSICO

Metade dos imóveis não está interligada à rede de esgoto em Cuiabá

Foto: Reprodução

Metade dos imóveis não está interligada à rede de esgoto em Cuiabá
Cuiabá enfrenta um desafio ambiental significativo, já que pelo menos metade dos imóveis na cidade não estão interligados à rede coletora de esgoto. Apesar dos investimentos substanciais da concessionária de água e esgoto, a eficácia do saneamento básico depende do engajamento dos proprietários para cumprir suas obrigações legais.


Leia também
"Oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura e sobre como fazer negócios", diz Mauro ao encerrar missão na Índia


A recente reunião do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Prefeitura e concessionária Águas Cuiabá revela esforços conjuntos para abordar essa questão. O projeto, em fase de consolidação, visa incentivar a interligação voluntária dos munícipes à rede pública, evitando sanções administrativas e penais. O Cejusc Ambiental planeja realizar um evento teste envolvendo 150 residências em fevereiro, buscando subsídios para uma implementação mais ampla.

A promotora de Justiça destaca a importância do projeto para a qualidade de vida ambiental e saúde pública, enquanto enfatiza a colaboração entre instituições e a ausência de intenção punitiva. O diretor-geral da Águas Cuiabá ressalta a parceria como crucial para potencializar os investimentos e garantir o devido tratamento do esgoto.

Além dos benefícios ambientais e de saúde pública, a procuradora do Município destaca ganhos imobiliários e urbanísticos. A completa regularização da rede de esgoto não apenas beneficia a cidade, mas também agrega valor aos imóveis e melhora o entorno dos bairros.

O projeto não só busca corrigir a situação sanitária, mas também oferecerá capacitação gratuita para profissionais envolvidos nas interligações. Com a cidade em foco, a iniciativa visa não apenas a correção de um déficit ambiental, mas também o desenvolvimento adequado da comunidade cuiabana.

A expectativa é que, com a cooperação de todas as partes envolvidas, Cuiabá alcance níveis mais altos de saneamento básico, promovendo um ambiente equilibrado e saudável para todos os seus residentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet