Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

DEZEMBRO VERMELHO

Mais de 1,4 mil pacientes com HIV abandonaram tratamento em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Mais de 1,4 mil pacientes com HIV abandonaram tratamento em Mato Grosso
Um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) revelou que 1.453 pacientes com HIV/Aids interromperam o tratamento por mais de 100 dias em unidades especializadas de Mato Grosso, alertando para os riscos à saúde e possíveis desdobramentos fatais. O secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Melo, destaca a importância da continuidade do tratamento e ressalta a capacitação dos profissionais de saúde.


Leia também
Piloto morre e passageira fica em coma após acidente com motocicleta


Os pacientes, acompanhados pelos Serviços de Assistência Especializada (SAE) municipais, enfrentam o desafio do abandono do cuidado em saúde. Mato Grosso conta com 28 SAEs distribuídos em diversos municípios. O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) atua como referência para casos graves. Entre 2022 e 2023, foram notificados 1.927 novos casos de HIV e 679 de Aids.

A SES destaca a importância da prevenção, liderada pela responsável técnica Valéria Francischini. O SUS oferece serviços gratuitos, incluindo preservativos, aconselhamento, testagem rápida e métodos de profilaxia. A conscientização da população sobre a prevenção é crucial para reduzir os números alarmantes, segundo a técnica. Mato Grosso implementa estratégias em parceria com os municípios para fortalecer a oferta de testes rápidos e garantir a prevenção em situações de risco ao HIV, incluindo a transmissão de mãe para filho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet