Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

NOVA CEPA EM MT

Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos da covid-19 e reforça orientações

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos da covid-19 e reforça orientações
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde - Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEI de Cuiabá), emitiu um alerta nesta quarta-feira (24), para o risco da covid-19, devido à circulação de novas variantes da Ômicron. Em Mato Grosso foi detectada a nova subvariante J.N 2.5, sendo o primeiro registro no Brasil.


Leia mais
Secretaria de Saúde já registrou mais de dois mil casos da covid-19 em janeiro


O Ministério da Saúde informou em nota técnica, que devem ser adotadas algumas medidas preventivas, principalmente, a manutenção do esquema vacinal, por meio da dose de reforço em indivíduos com 60 anos ou mais, e para aqueles acima de 12 anos, que tenham recebido a última dose.

Outras medidas incluem evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença, lavagem frequente das mãos, preferencialmente com água e sabão, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente. O uso de lenço descartável para higiene nasal é recomendado, cobrindo nariz e boca ao espirrar ou tossir, e higienizando as mãos após.

É importante evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos. Manter os ambientes bem ventilados também é aconselhado.

No caso de apresentar sintomas, é recomendado permanecer em isolamento domiciliar e procurar as autoridades de saúde. O uso de máscara é indicado para realizar testes, especialmente entre o 4º e 5º dia de sintomas.

Na terça-feira (23), o secretário de Saúde, Deiver Teixeira, realizou reunião para alinhar medidas de combate à Covid-19 em Cuiabá. Uma das medidas será a ampliação da testagem de casos da doença no município.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde apresentou aos coordenadores de unidades de pronto atendimento e policlínicas do município um panorama sobre a subvariante JN 2.5, ressaltando a importância da realização de testagens em pacientes com suspeitas da doença.

Foram distribuídos testes do tipo RT-PCR, com alto grau de precisão na detecção do vírus, e prestadas informações de registros dos casos no sistema E-SUS.

Importante ressaltar que, no caso de pacientes com suspeita da doença e com sintomas leves, recomenda-se a busca por atendimento em unidades básicas, reservando os casos mais graves para unidades de pronto atendimento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet