Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

COMBATE AO MOSQUITO

Mato Grosso intensifica combate à Dengue em meio ao aumento de casos

Foto: Reprodução

Mato Grosso intensifica combate à Dengue em meio ao aumento de casos
Diante do aumento significativo de casos de dengue em 2024, Mato Grosso reforça suas estratégias de combate à doença. Com 1.810 casos prováveis registrados até o momento, o estado enfrenta um desafio crítico, promovendo ações coordenadas com o Ministério da Saúde.


Leia também
Deputados vão ao Tribunal de Justiça para resolver conflito sobre ferrovia entre Rondonópolis e Primavera


O Centro de Operações de Emergência - COE Dengue, recém-instalado pelo Ministério da Saúde, terá ênfase na situação em Mato Grosso. A ministra Nísia Trindade destacou a importância da mobilização nacional e da cooperação com estados e municípios, enfatizando a união de esforços para enfrentar a epidemia.

Agentes de Combate às Endemias (ACE) em Mato Grosso desempenham um papel crucial na linha de frente, com 2.041 profissionais atuantes na força-tarefa contra o Aedes aegypti. Seu treinamento especializado visa identificar potenciais focos de vetores, orientar famílias e realizar visitas domiciliares para conter a reprodução do mosquito.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, ressalta a importância de abrir as portas para esses profissionais, destacando que ninguém deseja que sua residência seja um local de risco. 

Pessoas mais suscetíveis, como aquelas com doenças crônicas, gestantes, crianças menores de 2 anos e idosos acima de 65 anos, devem redobrar os cuidados. Recomenda-se manter caixas d'água fechadas, guardar pneus em locais cobertos, limpar calhas, amarrar sacos de lixo, evitar acúmulo de entulho, esvaziar garrafas PET, potes e vasos, colocar areia nos vasos de planta e receber bem os agentes de saúde.

A população deve ficar atenta aos sintomas de dengue, chikungunya ou Zika, procurando o serviço de saúde ao surgirem os primeiros sinais. O estado intensifica esforços para prevenir, monitorar e controlar a propagação dessas arboviroses, contando com a colaboração ativa da comunidade nesse enfrentamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet