Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Turismo

O que faz do Rio o Rio: a arquitetura

A arquitetura do Rio de Janeiro é especialmente marcada pelos estilos barroco colonial, neoclássico e o modernismo. Grandes arquitetos como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Reidy e Burle-Marx também deixaram seus traços e curvas pela cidade que é privilegiada não apenas nas paisagens naturais.


Os guias "Wallpaper Rio de Janeiro" e "Passo a Passo Rio de Janeiro" selecionam as grandes construções da "Cidade Maravilhosa". Leia abaixo trechos dos dois livros.

Em 1940, o presidente Getúlio Vargas, então ditador, se entusiasmava por programas de modernização de massa. Ele ordenou que fosse cortada uma avenida de 4 km de extensão, com doze pistas, que deveria ser ladeada por 22 quarteirões idênticos de prédios de escritórios. Poucos foram construídos, mas isso deixou muito espaço para que, bem mais tarde, Niemeyer criasse uma enorme passarela, o Sambódromo, projetado e construído em apenas 110 dias, a tempo para o Carnaval de 1984. Mais que uma série de etapas e espaços diferentes enfileirados pelo 590 m, este é o local do principal desfile carnavalesco, onde 14 escolas de samba se apresentam ao som da batida de 200 a 400 ritmistas, diante de uma multidão de aproximadamente 30 mil pessoas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet