Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Agência da ONU inspecionará nova usina iraniana em 25 de outubro

Especialistas da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), da ONU, visitarão em 25 de outubro a nova usina de enriquecimento de urânio que o Irã está construindo sob uma colina, revelou neste domingo o diretor-geral desta agência, Mohamed ElBaradei.


Em entrevista coletiva hoje em Teerã, o diplomata egípcio apoiou as teses do Ocidente ao ressaltar que o Irã não informou no devido tempo a AIEA de que construiria a instalação sob um monte próximo à cidade santa de Qom, cerca de 150 quilômetros ao sudoeste da capital.

"É muito importante para nós enviar os inspetores para que realizem uma visita global à usina nuclear em questão e possamos nos assegurar de que seus objetivos são puramente pacíficos", para isso, "definimos (a data de) 25 de outubro", disse El Baradei.

A usina de Fordu veio ao conheciento público em 25 de setembro em meio a polêmica, depois que o presidente norte-americano, Barack Obama, revelou sua existência e acusou o Irã de ter enganado o mundo ao empreender sua construção meses atrás "de forma clandestina".

O regime iraniano insiste, no entanto, que não agiu em segredo, já que informou a AIEA por carta em 21 em setembro, quatro dias antes do anúncio do líder americano.

O Irã reitera que, segundo sua interpretação do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, não tinha obrigação de informar até seis meses antes de a usina ser alimentada com combustível atômico.

ElBaradei, que deixará a direção do organismo nas próximas semanas, anunciou que responsáveis dos Estados Unidos, Rússia e França se reunirão com colegas iranianos em Viena para tratar a possibilidade de que o Irã enriqueça urânio no exterior.
No sábado, responsáveis iranianos negaram que seu país tenha chegado a um acordo para que Teerã envie parte de seu urânio a um terceiro país - poderia ser a Rússia - para enriquecê-lo em até 20%.

A polêmica sobre a usina começou quase uma semana antes de o Irã e o grupo de países negociadores - integrado pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha - retomassem na Suíça seu diálogo sobre o tema nuclear, após 14 meses de interrupção.

Durante a negociação, as duas partes decidiram voltar a se reunir antes de final do atual mês, uma vez realizada a inspeção da usina.

Grande parte da comunidade internacional, com os Estados Unidos à frente, acusa o regime iraniano de esconder, sob seu programa nuclear civil, outro projeto clandestino de aplicações militares cujo objetivo seria a aquisição de armas atômicas, alegação que Teerã nega.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet