Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política BR

No TCU, Múcio assumirá análise de processos contra antigos colegas de Esplanada

Coordenador político por quase dois anos do governo Lula, o novo ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), José Múcio Monteiro, deve ter como uma de suas primeiras tarefas analisar os processos que tratam de supostas irregularidades cometidas por ex-colegas de Esplanada durante os jogos Pan-Americanos de 2006, realizados no Rio de Janeiro.


Há denúncias de superfaturamento, irregularidades em licitações e equipamentos comprados que não chegaram a ser utilizados durante os jogos. Múcio deve herdar os processos porque passou a ocupar a vaga do ex-ministro Marcos Villaça, que se aposentou. Villaça era responsável pela análise das ações.

Múcio já começou a trabalhar, mas a cerimônia de posse está marcada para o próximo dia 20. Pela regras do TCU, ele tem liberdade para se declarar impedido de analisar os processos, se realmente for escolhido o relator.

O ex-coordenador político terá, por exemplo, que analisar os processos contra o funcionário do Ministério do Esporte Ricardo Leyser Gonçalves. Segundo a coluna "Painel" da Folha, editada por Renata Lo Prete, publicada na segunda-feira, Leyser cuidará agora das obras do Rio-2016.

De acordo com a coluna, Leyser é hoje um dos homens fortes na estrutura do PC do B, chegou ao poder público na administração de Marta Suplicy (PT) em São Paulo, como chefe de gabinete da então secretária de Esportes, Nádia Campeão. Na época, coordenou reforma no autódromo de Interlagos para o GP de F-1.

Mesmo com as denúncias, Leyser continuou a gerenciar orçamentos e contratos com empreiteiras. A preparação para a Olimpíada envolverá investimentos da ordem de R$ 26 bilhões.

Após ter sua indicação que ocorreu pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmada pelo Senado, Múcio disse que se sentiria à vontade para julgar as contas do governo no TCU órgão auxiliar do Congresso na fiscalização contábil da União e das entidades da administração direta.

"Me sinto com absoluta isenção [para julgar] até mesmo com os depoimentos da oposição hoje que chegaram a falar da minha isenção. E como diz o poeta vou ajudar a desatar os nós e reatar os laços", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet