Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Pedido de vista adia sabatina de Wilson Trezza no Senado

A Comissão de Relações Exteriores do Senado adiou nesta quinta-feira a sabatina de Wilson Trezza, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a diretoria-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Trezza foi indicado para o cargo para depois do afastamento de Paulo Lacerda --que deixou o comando da agência em meio à crise que atingiu o órgão durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.


Trezza chegou a comparecer à comissão para ser sabatinado, mas o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) pediu vista ao relatório com a sua indicação para a Abin --o que automaticamente adiou a sabatina e a votação do texto. Na frente de Trezza, o senador fez duras críticas ao atual modelo da Abin, sem responsabilizar diretamente o futuro novo diretor.

"Nada contra o doutor Trezza, mas tivemos os aloprados, o mensalão. Esse órgão, que é estratégico, de auxílio, transformou-se num antro de arapongas a bisbilhotar a vida das pessoas, inclusive de parlamentares. Vários senadores, nos quais me incluo, também o senador Demóstenes, teve sua vida bisbilhotada de maneira ilegal por arapongas da Abin", disse o senador.

Irritado com o adiamento da sabatina, já que Trezza estava presente na comissão, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) disse que o gesto de Heráclito foi desrespeitoso com o futuro diretor da Abin. "Foi indelicado pedir vista com o convidado presente na sessão. Eu não quero arrumadinho, eu quero educadinho", ironizou Salgado.

Heráclito reagiu às acusações do colega ao negar que tenha cometido atos deselegantes em relação a Trezza. "Se eu tivesse cometido alguma indelicadeza aqui, teria sido com o meu colega que foi o relator da indicação [senador Tasso Jereissati], com quem convivo diariamente. Acho que não fiz isso", afirmou.

O senador disse que decidiu adiar a sessão para que os parlamentares reflitam sobre a necessidade de reformulação da Abin depois da Operação Satiagraha.

"A minha proposta é uma reformulação nesse projeto da Abin. Talvez se, reformulado, o doutor Trezza tenha o perfil ideal. Ele não é parte na questão, pelo contrário. Foi o melhor momento que a Abin viveu no atual governo. O primeiro diretor foi afastado da Abin em situação nebulosa [Mauro Marcelo]. O segundo [Paulo Lacerda] está em asilo dourado em Portugal, tomando vinho da terra e rindo do que aconteceu aqui. É um antro de arapongas", disse Heráclito.

Em defesa de Trezza, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse que as ponderações de Heráclito para a reformulação da Abin não poderão ser solucionadas durante a votação da indicação do futuro diretor do órgão.

"Não vamos resolver essa falta de estrutura da Abin nesse momento de aprovação do senhor Trezza. Eu concordo com o debate, mas acho que o mérito do que está sendo usado não é o mais adequado e mais eficiente", disse Casagrande.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet