Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Turismo

Inovadora, Pequim é museu a céu aberto

Capital do país de maior população mundial, Pequim é uma cidade de superlativos. Quem tem tempo curto e precisa escolher apenas uma cidade chinesa para visitar costuma ir para lá. Motivos não faltam.


É possível ver monumentos históricos, que marcam o quão antigo e tradicional são a cultura e o poderio chineses --casos da Cidade Proibida, do Templo do Céu, e da Muralha da China-- atingíveis em menos de uma hora.

E é lá também que ficam alguns dos mais inovadores prédios da China em termos de arquitetura.

Destaque para a torre da CCTV, a emissora estatal, e, obviamente, para as instalações dos Jogos Olímpicos de 2008, os emblemáticos Ninho de Pássaro e Cubo d'Água --que, se não representam quase nada em termos de legado esportivo, pois pouco voltaram a servir para abrigar competições, têm seu valor como ponto para atrações turísticas.

Em termos gastronômicos, além de encontrar produtos estranhos ao estômago ocidental, como os caricatos espetinhos de escorpião, bicho-da-seda, ninhos de andorinha e cavalos-marinhos, entre outros, é possível (e fácil) se deliciar com um prato típico sem se aventurar.

O pato de Pequim, também conhecido como pato laqueado, é uma das mais tradicionais iguarias da culinária chinesa. A ave costuma ser levada inteira à mesa após o preparo, para ser trinchada por um garçom.

É degustada enrolada em uma espécie de panqueca com molho de soja. O prato é mais pesado que o magret (peito de pato preparado no estilo francês), mas não deve nada em termos de sabor.

Massagem

Depois do jantar, uma opção de programa bem chinês é visitar uma casa de massagem. Diferentemente do que costumamos esperar no Brasil, porém, o local não se pretende zen.

Os chineses costumam ir à massagem para bater papo, assistir à TV, fumar e falar alto.

São amplas salas, onde a oferta é igualmente vasta (é possível, por exemplo, passar mais de uma hora recebendo massagem na cabeça, em que até as orelhas do cliente são tratadas).

A mais tradicional, porém, é a massagem nos pés. Enquanto os massagistas trabalham, os clientes batem animados papos sobre diversos assuntos --o que lembra conversas de mulheres brasileiras quando estão na manicure ou no cabeleireiro.

Quem for mais sensível deve logo alertar o massagista, pois a técnica chinesa nem sempre contempla o uso de cremes e óleos. E o método de massagem invariavelmente usa as mesmas partes do corpo empregadas em golpes de artes marciais, como os cotovelos.
Mas é relaxante, principalmente depois de passar incontáveis horas num avião para desembarcar na China ou após bater pernas por um dia todo pela cidade.

Símbolo

No início deste ano, pesquisadores descobriram novos trechos da Muralha da China, o mais importante marco histórico do país e um dos locais mais visitados pelos turistas.
Entretanto, há questionamentos sobre o impacto que o turismo traz para o monumento, como desenhos e nomes gravados nas pedras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet