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Quinta-feira, 02 de maio de 2024

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Homenagem

Copa e Olimpíadas inspiram carros de passeio

Entre as paixões declaradas do brasileiro estão carro e futebol. Por isso, não fica difícil para os departamentos de marketing das montadoras unirem automóveis e esportes e, assim, oferecer itens opcionais...

Entre as paixões declaradas do brasileiro estão carro e futebol. Por isso, não fica difícil para os departamentos de marketing das montadoras unirem automóveis e esportes e, assim, oferecer itens opcionais com preços competitivos, com o diferencial de carregar na lataria menções a Jogos Olímpicos e Copas do Mundo. Há casos em que a montadora utiliza o tema para até mesmo testar a reação dos consumidores diante de novos equipamentos.


A fórmula foi vista nas vitrines pelos brasileiros, pela primeira vez, em 1982, quando a Volkswagen lançou o Gol Copa, em homenagem à Copa da Espanha. Agora, com o apelo de o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíadas de 2016, as montadoras possuem mais motivos para investir em carros que atraiam o consumidor pela emoção e não somente pelo bolso.

"Com certeza o consumidor pode esperar um produto muito especial, inovador mesmo, para os dois eventos sediados no país”, afirma o gerente de Marketing da Volkswagen do Brasil, Fabrício Biondo, sobre os projetos para Copa do Mundo e Jogos Olímpicos do Brasil. A montadora é a que mais utilizou do recurso no mercado brasileiro, especialmente de Copas do Mundo. “Usar o nome ‘Copa’ tem uma ligação muito forte com o consumidor, mais do que com as Olimpíadas”, observa Biondo.

A General Motors não descarta a possibilidade, afinal a empresa foi responsável pela criação de dois grandes sucessos de vendas: o Kadett Turim, alusivo à Copa do Mundo de Futebol de 1990, realizada na Itália, e o Monza Barcelona, lançado em 1992 durante as Olimpíadas de Barcelona, na Espanha. Por outro lado, Fiat e Ford dizem ser muito cedo para pensar em uma série especial — até porque nenhuma das duas fabricantes chegou a lançar pacote promocional com tema esportivo.

“A gente acredita no potencial dessa estratégia, mas o sucesso em fazer uma série comemorativa não está apenas no nome, está em escolher bem o modelo que receberá o diferencial e o conteúdo que será oferecido. É o conteúdo versus a estratégia de preço que atrai o consumidor”, explica o gerente de marketing da marca Chevrolet, Dawson Zanetelli. “Ou seja, se coloco ar-condicionado, farol de neblina, direção e roda de liga leve e vendo por R$ 2,8 mil, o que custaria normalmente R$ 4 mil, por exemplo, o mercado assimila como um bom negócio”, explica Zanetelli.

Confira as séries especiais de Copa e Olimpíadas que fizeram sucesso

Apesar de a forte Seleção Brasileira de Telê Santana, com Zico, Sócrates, Cerezo, Falcão e Júnior, não ter ganhado a taça da Copa do Mundo de Futebol de 1982, a Volkswagen conseguiu emplacar 3 mil unidades da série especial do popular Gol. Para a época, o volume de carros vendidos foi uma estratégia de sucesso.

Em 1984, a Volkswagen lançou a série especial Los Angeles para a versão 1.6 a álcool do Voyage, nas comemorações das Olimpíadas de Los Angeles. O modelo trazia cor azul exclusiva, bancos de veludo e adesivos especiais. Por causa do tom do azul, a cor ganhou o apelido de "azul tampa de panela”. Cerca de 3 mil unidades foram produzidas.

O modelo comemorava a Copa do Mundo de 1990, realizada na Itália. A campanha publicitária rendeu até sorteios em programa de televisão. Por causa do sucesso, o modelo continuou a ser vendido mesmo após o final da Copa.

O Monza Barcelona foi lançado em 1992, ano dos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha. A série especial se diferenciava do modelo SL por diversos itens de acabamento como rodas e podia ser encontrado nas versões 1.8 e 2.0.

A estratégia da Volkswagen adotada em 1982 foi repetida apenas anos depois, com o lançamento em 1994 do modelo de entrada da Volkswagen com acabamento alusivo à Copa do Mundo de Futebol, realizada nos Estados Unidos. Na época, foram vendidas 6 mil unidades do modelo. Ponto para a Volkswagen, que deu a “sorte” de a Seleção Brasileira sair do regime de 24 anos e conquistar o quarto título mundial naquele ano.

Também com acabamento diferenciado, a Parati Atlanta foi lançada em 1996, durante o centenário dos Jogos Olímpicos. Nesse ano, o evento esportivo foi realizado na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos.

Modelo foi lançado em homenagem aos Jogos Olímpicos de Sidney de 2000, na Austrália. Além de selos comemorativos na tampa traseira e nas laterais, o visual ganhou de série aerofólio com brake-light. Entre os itens disponibilizados promocionalmente estavam direção hidráulica, cintos de segurança retráteis, desembaçador do vidro traseiro e temporizador do limpador do pára-brisa.

Coreia do Sul e Japão sediaram a Copa do Mundo de 2002, marcada pela conquista do pentacampeonato pelo Brasil, rendeu à Volkswagen a venda de 15 mil unidades da série especial do Gol Sport. A série especial trazia no pacote CD Player com seis alto-falantes, antena no teto, aerofólio na cor do veículo, faróis e lanternas de neblina e grande dianteira na cor do carro.

Alusivo às Olimpíadas de Atenas, em 2004, o modelo trazia como itens estéticos de série rodas de liga leve, aerofólio com brake-light, vidros escurecidos, frisos, retrovisores e maçanetas na cor do veículo. Os itens de conforto eram direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, entre outros. Foram produzidas cerca de 2 mil unidades do modelo.

Na repetição da fórmula de 1982, 1994 e 2002, a Volkswagen lançou em 2006 a série especial do Gol em comemoração a Copa do Mundo de Futebol, na Alemanha. O Gol Copa 2006 teve 16 mil unidades produzidas e duas diferentes motorizações, 1.0 e 1.6. Para cada versão, foi disponibilizado um acabamento diferente, mas a parte externa de ambas ganhou grade frontal em “V” pintada de preto. No interior, os principais destaques são do quadro de instrumentos com fundo branco e o bordado “Copa” no acabamento dos bancos.
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