Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

Governo de SP adia aplicação das provas do Saresp para a próxima semana

O governo estadual de São Paulo adiou nesta segunda-feira (9) a aplicação da prova que avalia os alunos da rede pública estadual por causa de atraso na entrega dos exames. Neste ano, também participariam escolas particulares e municipais. Os estudantes fariam as provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) entre esta terça (10) e quinta (12). A secretaria nega que tenha havido vazamento das provas.


O Saresp avalia alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e estudantes do 3º ano do ensino médio. O desempenho nas provas é um dos itens que compõem o indicador que serve de parâmetro para o pagamento de bônus para professores e funcionários da área.

Ao todo, serão avaliados 2.474.817 estudantes: 1.780.122 de escolas estaduais, 625.950 de escolas municipais e 68.745 de escolas particulares.

Em nota divulgada à imprensa, a secretaria informa que tomou a medida após o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) avisar à pasta que não iria cumprir os prazos definidos pelo contrato.

O texto diz ainda que a secretaria foi informada pela empresa somente na noite de sábado (7) e que o secretário, Paulo Renato Souza, mobilizou uma equipe para tentar solucionar o problema. Ele chegou a ir pessoalmente até a gráfica onde as provas são impressas e empacotadas.

Segundo a secretaria, uma força tarefa, que inclui cerca de 200 alunos da Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar e mais 150 pessoas, foi montada para ajudar na logística. A pasta diz ainda que, reunião na quarta (4), a empresa não relatou nenhum problema. Mediante o ocorrido, a Secretaria tomará as medidas legais previstas no contrato.

Ao G1, Manuel Palácios, coordenador do Saresp no CaeD, que é um órgão da Universi confirmou que houve um atraso que inviabilizaria a aplicação das provas nesta semana. Ele negou, no entanto, que tenha havido vazamento do material. "Temos 26 modelos diferentes de provas para cada disciplina e série. A questão da segurança não foi problema."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet