Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Pesquisa mostra que invasões de terra em SP aumentaram 88,9% em 2009

Levantamento realizado por pesquisadores do Nera (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária), da Unesp, indica que o número de invasões de terra no primeiro semestre deste ano aumentou 88,9% em comparação ao mesmo período de 2008 no Estado de São Paulo.


Segundo a pesquisa, foram 36 invasões de janeiro a junho de 2008, contra 68 em 2009. As ocupações foram realizadas por dez movimentos: Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), Mast (Movimento dos Agricultores Sem Terra), MST da Base (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Base) --organizado pelo dissidente do MST José Rainha Júnior--, MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra), Uniterra (Unidos na Luta pela Terra), Via Campesina e MTB (Movimento Terra Brasil).

Segundo o balanço, os movimentos mais atuantes neste período foram o MST, com 11 ocupações de terra, e o MST da Base, com 22 ocupações realizadas, sendo 19 em conjunto com outros movimentos.

A pesquisa indica ainda que o número de famílias organizadas no MST da Base saltou de 380 no primeiro semestre de 2008 para 2.486 no primeiro semestre de 2009, realizando nos meses de fevereiro, abril e junho 53 ocupações --78% do total de conflitos no campo no Estado de São Paulo, concentrando-se principalmente no Pontal do Paranapanema.

O Nera usou dados do Dataluta (Banco de Dados da Luta pela Terra), da Unesp, para comparar as ocupações de terra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet