Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Não há lugar para burca na França, diz Sarkozy

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, reafirmou nesta quinta-feira durante um discurso sobre identidade nacional que "a França é um país onde não há lugar para burca nem para submissão da mulher sob nenhum pretexto, nenhuma condição e nenhuma circunstância", disse Sarkozy na pequena cidade de La-Chapelle-en-Vercors, no leste do país.


Na França, ninguém pede a ninguém que esqueça sua história ou sua cultura, acrescentou o presidente, porém "não se pode querer usufruir dos direitos sem se sentir obrigado a cumprir os deveres". "A França é um país de tolerância e de respeito, porém também pede para ser respeitada", afirmou.

"Não se pode querer aproveitar a gratuidade dos estudos, uma das mais belas conquistas da República, e não ser assíduo nas aulas, não mostrar consideração para com os professores e não respeitar os estabelecimentos escolares", acrescentou.

A França é o único país europeu a ter proibido por lei, em 2004, o porte de qualquer símbolo religioso em lugares públicos, sobretudo nas escolas. Hoje, o país discute em uma comissão do Parlamento, desde julho passado, a eventual proibição total do uso da peça na França.

O ministro da Imigração e da Identidade Nacional da França, Eric Besson, lançou no início deste mês um debate sobre a "identidade nacional", que deve ser organizado em todas as prefeituras do país.

A oposição de esquerda acusa Sarkozy de usar o tema para se aproximar dos eleitores de extrema direita antes das eleições regionais de março de 2010.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet